Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Távola Redonda

Ontem sentado numa mesa circular quase me senti um cavaleiro da Távola Redonda. Estavam presentes representantes de 27 nações, a União Europeia tem 22 línguas oficiais, no entanto apenas existia tradução simultânea para alemães, polacos, espanhóis, italianos, anglófonos e francófonos. Lá se vai o simbolismo da Távola Redonda, a mesa em torno da qual se reuniam os cavaleiros eleitos da corte do Rei Artur e que foi criada com uma forma circular para representar a igualdade de todos os seus membros. Conclusão: existem uns cavaleiros mais poliglotas que outros ;-)!

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Azimute

do Ár. assimut, caminhos, direcções

s. m.,
arco do horizonte entre o meridiano do lugar e o círculo vertical que passa por um corpo celeste;

Não sei onde fica Meca, nem para que lado fica Paris ou Antuérpia. O meu sentido de orientação na capital europeia ainda é feito por referências de proximidade. Tenho noção das redondezas, mas não do mapa geral. Algumas zonas, onde vivo, onde trabalho, onde compro, onde como, onde passeio vou conhecendo, mas é como se fossem peças de um puzzle ligadas pelos túneis do metro.

Ainda não assimilei a lógica geográfica desta cidade, se é que tem uma, não nos esqueçamos que estamos na Bélgica e aqui nem sempre as coisas têm lógica… como a história das comunas, umas miniaturas de câmaras municipais burocráticas, importadas do sistema administrativo francês, cada uma com o seu território, o seu feudo, a sua polícia e as suas competências próprias na administração municipal.

Felizmente a Comuna em que eu moro tem o mesmo nome da cidade, o que poupa memória no meu disco rígido, mas tenho que vencer esta preguiça mental, porque só conhecendo as comunas, as peças do puzzle que formam a cidade de Bruxelas vou entender a sua lógica geográfica, saber onde está o Norte e o Sul, o Este e o Oeste e vou poder tirar os azimutes ao coração da Europa.

Mesmo assim, já me surpreendi a mim próprio a dar orientações a turistas como um verdadeiro Bruxellois, o que me induz a pensar que o que me falta para compreender e assimilar a lógica geográfica desta cidade é mesmo uma questão de juntar as peças do puzzle, arranjar uma bússola, pegar num mapa e tirar os azimutes… ;-)

Bom fim-de-semana!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Iberista

Além de partilhar o gabinete com um nuestro hermano, ontem partilhei da alegria espanhola pela nomeação da Penélope Cruz para o Óscar de Melhor Actriz em Volver. É a primeira actriz espanhola a ser nomeada para o Óscar num papel em castelhano.

Apesar de estar bem acompanhada por três britânicas e uma americana, ontem quando recebi a notícia senti-me Iberista, é raro, mas acontece …

;-)

segunda-feira, janeiro 22, 2007

A saia da Carolina

Canção Popular

(por autor desconhecido do séc. XXI- quaisquer semelhanças com factos da actualidade são pura coincidência poética...)

A saia da Carolina
Tem um pintinho pintado
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina O-ai- meu bem!
Quando a Carolina dança
Soa um apito doirado!
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina o-ai meu bem!

Noutro tempo a Carolina
Chamava-lhe "o meu Dragom"
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina O-ai- meu bem!
Agora que se zangaram
Só lhe chama "seu Kabrom"!
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina O-ai- meu bem!

Como é que isto acabará?
Imaginem meus amigos
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina O-ai- meu bem!
O gajo vai-se safar
E ela vende muitos livros!
Sim Carolina oi-o-ai
Sim Carolina O-ai- meu bem!

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Pão e Vinho sobre a mesa…

Finalmente assumi-me como imigrante de corpo inteiro e orgulhoso de ser a imagem do meu país aqui na Bélgica. E o responsável foi o Sr. Primeiro-ministro (PM) que ontem na RTP internacional, numa entrevista gravada para o programa Diversidades* disse que tinha muito orgulho em mim, emigrante, pelo trabalho que faço e por ser a imagem de Portugal no exterior.

Depois dissertou sobre o vinho Tinto, que faz parte da nossa cultura e que é a única bebida alcoólica, como fez questão de afirmar, que o seu delicado estômago tolera e aprecia. Isto quererá dizer que o champanhe com que o vi brindar à chegada do novo director (este alemão) da Auto-Europa de Palmela, no telejornal, não lhe deverá ter caído lá muito bem…;-)

Já outro PM dizia que o vinho dava trabalho a um milhão de portugueses, o actual diz que as exportações deste nosso produto têm vindo a crescer, ou seja, o meu fervor patriótico leva-me a pensar começar a fazer uma garrafeira no meu "studio" bruxelense só de vinho português, assim estou a contribuir para a boa imagem e saúde da economia nacional, pois numa casa portuguesa fica bem pão vinho sobre a mesa.

Fui me deitar bem animado, com vontade de um copo de vinho, que não tinha em casa, sonhei com o Douro património mundial, as suas vinhas em socalco e as suas uvas fruto do trabalho do homem mas com um sabor digno dos deuses… mas de manhã a vontade dissipou-se, uma reportagem no Bom Dia Portugal sobre um novo método de diagnóstico da Cirrose Hepática levou-me o patriotismo todo, a partir de agora só água Evian e Baguettes ;-)

* Diversidades é um programa inacreditável da RTPi conduzido por Paco Bandeira que também canta umas cantigas enquanto finge tocar guitarra… e imaginem até tem uma fadista residente. Há estereótipos que se cristalizam no tempo…

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Numele meu e… România*

O Romeno é uma língua latina falada por cerca de 24 milhões de pessoas. O Império Romano foi o responsável pela presença actual na Europa Oriental de uma língua latina. Língua que devido ao seu isolamento geográfico foi a primeira a derivar directamente do Latim e a única que chegou aos tempos modernos sem praticamente sofrer a influência de outras línguas românicas.

Esta semana celebra-se a Semana da Roménia na Comissão Europeia. Com a entrada da Bulgária e da Roménia a União Europeia passa a 27 e torna-se ainda mais multicultural e multilinguista, pelo que a atribuição ao novo Comissário Romeno, Leornard Orban, do pelouro do Multilinguismo e do Diálogo Intercultural me parece absolutamente pertinente.

É certo que seria certamente mais fácil, nós europeus falarmos todos a mesma língua, mas a diversidade linguística e cultural faz parte da identidade europeia. Em vez de um fardo e fraqueza esta diversidade deve ser encarada como uma das suas maiores riquezas.

* O meu nome é Roménia

segunda-feira, janeiro 15, 2007

'Top' das mensagens de Natal

Embalado pelo elevado número de mensagens que este ano recebi por sms, decidi elaborar um 'top' das melhores. Aqui vai:

12º lugar: "Um santo Natal e um feliz Ano Novo."

A tradicional mensagem natalícia, enviada por pessoas de bom coração, que se comovem genuinamente com o Natal. Boa para enviar às avós.

11º Lugar: "Desejo que este Natal seja como a Matemática: amigos a somar, inimigos a subtrair, alegrias a multiplicar e tristezas a dividir."

As quatro operações básicas da aritmética, aplicadas com metodologia. Tem um fundo de bondade encantador, embora demasiado lógico.

10º lugar: "Mãe, se é a cegonha que traz os bebés, e o Pai Natal que traz os presentes, o que é que o pai está a fazer cá em casa?"

Ora aqui está uma mensagem ideológica! A irmandade feminina gosta destas coisas, com dose de crueldade sobre os homens.

9º lugar: "A sua mensagem para... enviada a 24.12.06, às 18.40 não foi entregue".

É a mensagem mais perturbadora de todas. Mas quem é que, no seu juízo perfeito, desliga o telemóvel no Natal? Angustia um pouco, leva-nos a pensar se terá acontecido alguma coisa à pessoa. Se calhar era esse o efeito pretendido.

8º lugar: "Feliz Natal. Boas entradas, um 2007 em grande. Feliz aniversário, bom carnaval e uma páscoa feliz. Um óptimo 25 de Abril, dia do pai e da mãe. Goza bem o S. João, o Santo António e os restantes feriados. E excelentes férias. Pronto, já está tudo despachado."

Longa demais, mostra a falta de paciência, perfeitamente compreensível, para estes rituais sociais.

7º lugar: "Venho por este meio informar que já me encontro disponível para receber presentes de Natal. Aceito cheques, dinheiro vivo, transferências bancárias, roupa de marca, telemóveis topo de gama, automóveis Maserati, Volvo ou Austin Martin, e até vivendas de luxo. Atenção, não aceito nada da loja dos chineses!"

É a mensagem mais honesta, pois na verdade fala de tudo o que gostaríamos de ter, mas não vamos ter como presente. Pode parecer gananciosa, ou mesmo cínica, mas é só à superfície. A nota final sobre os chineses é muito oportuna.

6º lugar: "Antigamente, o Feliz Natal desejava-se mesmo no dia, mas eu inventei "Feliz Natal um dia antes", e eles "enaaa pá"! Depois inventei "Feliz Ano Novo uma semana antes" e o pessoal "é pá, cum catano!" e eu "vai buscar!". E quando todos perceberam que este sms era só para amigos fixes, aqueles mesmo fixes disseram: "é pá, não mexas mais", e eu "pudera!""

É a mensagem típica deste ano, que se pendura num conhecido 'gag' dos Gatos Fedorentos. Não é muito original, mas parece que pegou.

5º lugar: "Não penses no passado porque não o podes mudar, não penses no futuro porque não o podes prever, não penses no presente porque não o comprei!"

Excelente. Enganadora, com um começo a embalar-nos na metafísica e de repente, zás, uma chamada à realidade e uma rejeição à bruta!

4º lugar: "Se hoje à noite vires um homem com barbas brancas, vestido de vermelho, já sabes, volta para a cama e para o ano bebe água."

Desencantada, mas divertida.

3º lugar: "Olá, sou o Pai Natal, e tenho presentes para te dar. Mas, como não tenho saco, vais ter de levar no pacote."

Ora aqui está a verdadeira alma subversiva da nação lusa a vir ao de cima! Não é fácil meter na mesma frase o Natal e o sexo anal, mas os portugueses são capazes de tudo.

2º lugar: "Nunca desistas de um sonho. Se não houver numa pastelaria, vai a outra."

Notável. Início poético, directo ao coração, e imediato salto desconstrutivista para a realidade. Por outro lado, fala em comida, em bolos, o que é muito certeiro nesta época.

1º lugar: "Boas festas (de preferência pelo corpo todo)."

Embora já venha do ano passado, mantém-se no primeiro lugar. É uma mensagem que mistura um adequado sentido da época, usando uma expressão tradicional lusitana, o "boas festas", e lhe acrescenta uma referência sexual oportuna e sofisticada. Repare-se no pormenor do "de preferência". Como quem diz, é melhor se for, mas se não for, também não há azar! Muito bem conseguida, sem dúvida.

(P.S. Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail, dedicada especialmente à Carlota que tanto gosta de Top's e Ranking's ;-))

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Falamos muito bem...

Há pessoas com quem falamos muito bem = Empatia
Há pessoas com quem falamos muito mal = Incompatíveis
Há pessoas com quem não falamos = Indiferentes.

Dá gosto quando alguém nos diz: "eu acho que falamos muito bem", são estas pessoas que nos enchem a alma e dão cor à vida.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Natal em Aeroporto

Uma placa afixada na parede: "Save Water Drink Our Beer, Instead" denuncia as pretensões a PUB Inglês ou Irlandês, do estabelecimento onde decidi almoçar durante a minha escala no Aeroporto de Lisboa a caminho da Invicta em pleno dia 24 de Dezembro de 2006.

Escrita na volatilidade do giz, foi uma outra placa que me deu a razão para aí almoçar, o prato do dia era Bitoque. Ao lê-la fui transportado para os meus tempos de adolescente, de estudante, de paladar pouco apurado, em que me deleitava nos snack-bares de Lisboa com este prato.

Os empregados eram nesse dia todos Brasileiros, o que implicou uma banda sonora de música nordestina que todos eles entoavam, uns discretamente em play-back labial, outros mais sonoros rivalizando com os verdadeiros intérpretes destes êxitos do nordeste. Certamente a música fê-los sentir mais perto de casa e encolher o Atlântico que os separa do seu Brasil, mas deu também para colorir o cenário, já de si pitoresco, de passageiros de várias nacionalidades em trânsito a degustarem Bitoques e a beberem Sagres num PUB de lugar nenhum em plena véspera de Natal!

Nota: Felizmente eu cheguei a tempo para a consoada, mas como boa periférica a mala só chegou no dia seguinte ao Porto, resolveu passar o Natal no Aeroporto de Lisboa! Será que ela também se sentiu atraída pelos Bitoques lisboetas? ;-)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

FRASE DO ANO (no Porto!)

GRANDE É O PINTO DA COSTA QUE DUMA "GAJA DE ALTERNE" FEZ UMA ESCRITORA DE FICÇÃO

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas: