Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

E à sexta foi de vez...

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood atribuiu finalmente o Óscar de Melhor Realizador a Martin Scorsese, por The Departed - Entre Inimigos, galardoado também com o prémio de Melhor Filme.

Para quem como eu admira Martin Scorsese como realizador e há 2 anos escrevia assim sobre mais uma das noites em que tinha ficado sem a estatueta:

É talvez um paradoxo dizer-se que Martin Scorsese é um cineasta periférico, mas mais uma vez (5ª vez nomeado para melhor realizador) ficou sem a mais cobiçada estatueta do mundo do cinema. Para a academia de Hollywood o talento deste realizador tem ficado por premiar e começa a tomar forma a ideia que apenas um Óscar de carreira compensará com justiça a riqueza do seu percurso como realizador de cinema.

Não deixa de ser estranho que um homem que respira cinema como Martin Scorsese, que sabe da história do cinema como poucos, ainda não tenha sido reconhecido pelos seus pares com um Óscar.

Martin Scorsese foi nomeado para melhor realizador pela primeira vez em 1981 com Raging Bull (O Touro Enraivecido), pela segunda vez em 1989 com o polémico The Last Temptation of Christ (A Última Tentação de Cristo), pela terceira vez em 1991 com o filme que considero uma lição de cinema e quanto mim a sua obra prima Goodfellas (Tudo Bons Rapazes), pela quarta vez em 2003 com o filme Gangs of New York (Os Gangs de Nova Iorque) e finalmente pela quinta vez em 2005 com o filme sobre Howard Hughes The Aviator (O Aviador).

Com uma carreira recheada de bons filmes e verdadeiras lições de bem realizar e contar uma história pode dizer-se que a sua rica filmografia se tem mantido periférica à consagração com a estatueta de melhor realizador por parte da Academia.

Um dia certamente virá a consagração, para mim que cresci com os seus filmes e com eles aprendi a apreciar e ver melhor a sétima arte Martin Scorsese é pura e simplesmente um mestre, um dos melhores realizadores vivos e de todos os tempos.

Este prémio já era merecido há muito tempo.

Parabéns Martin Scorsese!!!

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Prova Global de Português

Defina Excreção

Reposta de um aluno iluminado:

"Excreção é quando a gente se enfia todos num autocarro e vai passear"

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

domingo, fevereiro 25, 2007

Parabéns Periférico

Há dois anos começava assim este Blog:

Mais um Periférico na Blogosfera!Pensava que era original, mas afinal... parece que há mais uns tantos periféricos na blogosfera. No entanto, vou tentar fazer deste espaço uma periferia original e interessante!

Balanço: 294 Artigos, uns matutinos, outros vespertinos e alguns até hebdomadários! Obrigado a todos os que o visitaram e comentaram ao longo destes dois anos de existência, espero que continuem a fazê-lo! ;-)

Parabéns Periférico!!!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Penafidelis

De vez em quando, enquanto não se regressa uns dias a casa apetece respirar, mesmo à distância, uma certa atmosfera portuguesa. Ontem, na companhia de mais dois lusitanos, fui pela primeira vez aqui em Bruxelas a um restaurante português. Em Saint-Gilles, uma das comunas mais portuguesas da capital belga, ao lado da apalaçada sede da comuna, fica o restaurante Penafidelis. O dono, confirmando as minhas suspeitas semânticas, é originário de Penafiel e estava triste com resultado do Porto na véspera. Como bom português resolvi comer Bacalhau, neste caso à Braz. Já não comia bacalhau desde o Natal e achei que era uma boa opção. E foi, assim como a heresia de no país da cerveja ter bebido uma Superbock. O problema é que já não estava habituado às doses lusas e, enfim, passei a vergonha de não conseguir acabar tudo o que tinha no prato. No entanto, sempre me consolei com um belo Bacalhau à Braz. Um pequeno luxo no cinzento de Bruxelas que me fez matar saudades da gastronomia lusa. E soube-me tão bem aquela Superbock fresquinha! ;-)

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Buenayork

Naqueles momentos em que nos apetece uma pausa kit kat e alhearmo-nos da loucura do dia a dia, nada melhor do que nos imaginarmos em viagem no fim-do-mundo.

Numa BMW R1150 GS, Gonçalo Mata encontra-se a fazer uma viagem entre Buenos Aires, de onde partiu no passado dia 31 de Janeiro, e New York onde prevê chegar em meados de Agosto.

O projecto chama-se Buenayork e ontem o motard português encontrava-se em Ushuaia, capital da província argentina da Terra do Fogo, que representa o fim do continente sul americano, o célebre fim-do-mundo.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Prazer em céu estrelado

O meu espírito arredado da imprensa cor-de-rosa foi hoje confrontado com uma notícia curiosa. Aparentemente, no passado dia 24 de Janeiro, o actor britânico Ralph Fiennes manteve relações sexuais com uma hospedeira da companhia australiana Qantas, na casa de banho do avião durante um voo entre Darwin (Austrália) e Mumbai (Índia). Este prazer no céu estrelado teve no entanto custos para Lisa Robertson, a hospedeira com quem o Ralph se envolveu e que acabou por ser despedida pela Qantas.

A incauta foi denunciada por outros membros da tripulação, certamente invejosos por não estarem no lugar dela, e acabou por admitir a sua conduta menos própria. Ora aí estão 15 minutos de fama, de proveito e quem sabe de novas oportunidades profissionais.

Até porque os representantes do actor britânico asseguram que foi a hospedeira que seduziu Fiennes e se Lisa Robertson tem talento para seduzir uma estrela nas alturas não ficará certamente muito tempo desempregada. ;-)

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Password

Uma engenheira de informática estava a ajudar um colega da empresa a configurar o computador e perguntou-lhe que password ele queria utilizar.

O homem, tentando atrapalhá-la, disse: "pénis."

Ela, sem dizer uma palavra e sem se rir, introduziu a password.

Quase morria de riso quando o computador deu a resposta:

*PASSWORD REJEITADA: NÃO TEM TAMANHO SUFICIENTE, TEM QUE SER MAIOR"

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Miss Camille

Quem pensa que aqui na Bélgica tudo começa a horas, está redondamente enganado. Ontem um concerto que era suposto começar às 21:00 horas, o que já é tardíssimo por estas bandas, começou com 45 minutos de atraso. É certo que estes 45 minutos deram tempo para que a sala do Jazzstation ficasse composta, mas confesso que já não estava habituado a atrasos desta envergadura...

Embora o clube Jazzstation, como o nome indica se tratar de um lugar que privilegia o Jazz tem agora um ciclo intitulado "Borderline" em que numa quinta-feira por mês se abre a outras músicas: Blues, Soul, World, Fusion, Funk, Latin Music, etc…

O programa anunciava Miss Camille como: "un savant mélange de Hip-Hop et de Soul qu’on appelle plus couramment Nu-Soul". Confesso que desconhecia de todo esta nova corrente embora o programa me esclareça que "La Nu-Soul est un authentique courant actuel". E não sei se a mistura é assim tão sábia, gostei quando se aventuraram nos terrenos do Funk, menos quando enveredaram por uma vertente mais de Hip-Hop. Quanto aos músicos surpreendeu-me que numa formação deste género o baixista fosse mediano, para não dizer sofrível. Uma música que vive do ritmo precisava, na minha opinião, de um baixo mais dinâmico. Os outros músicos estavam claramente num nível bem superior com destaque para o guitarrista e baterista. Quanto à voz, Camille De Bruyn é aquilo se costuma apelidar de uma branca com voz de negra, grave e envolvente, embora por vezes abusasse de alguns trejeitos vocais completamente acessórios.

Resumindo, tratou-se de um serão agradável, numa sala com um público mais jovem do que aquele que costuma estar nos dias de Jazz e que me fez conhecer o "Nu-Soul", seja lá o que isso queira dizer… Mas é sempre bom mantermo-nos actualizados! ;-)

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Urso de Ouro

O festival de cinema de Berlim decorre até dia 18 de Fevereiro. Estão em competição mais de 20 filmes. Nenhum deles português, mas há um filme brasileiro em competição: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger.

Um dos actores do filme Germano Haiut quando entrevistado pela Globo disse o seguinte:"Em Pernambuco a gente diz que quando a mulher da gente tem um amante que ela tem um Urso. Eu nunca na minha vida poderia imaginar que viria para Alemanha torcer por um Urso"

E logo por um Urso de Ouro... Esta língua portuguesa... ;-)

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Num Exame do 9º Ano

Pergunta:

Quantos Continentes existem?

Resposta:

Uns 50. Apesar de não ter estado em todos, conheço o da Amadora, Cascais Shopping, Covilhã, Maia, mas acho que agora se chamam Carrefour.

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Le Chat Pitre

Ontem para quebrar rotinas, fui a um bar com música ao vivo mesmo ao lado de L'église de la Sainte Trinité. Tocava a Big Bad Blues Band:

Alex Pellegrino - guitar, vocal
Patrick Pletinckx - bass
Ashot Thomson-Kadyan – drums


3 Belgas com espírito americano, que como o nome indica tocam Blues e Rock. No Chat Pitre a indumentária de alguns dos clientes aparentemente regulares e o som da Big Bad Blues Band fizeram-me imaginar que estava nos States numa dusty road in middle of nowhere

... hoje apesar da hora tardia a que me deitei sinto-me mais leve e tenho um bom feeling que o fim-de-semana está quase aí ;-)

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Skiing in Bxl today!

Hoje de manhã nevava e bem em Bruxelas. Os passeios encontravam-se cobertos de neve e da forma como os meus sapatos patinavam nessa superfície branca e escorregadia tinha chegado mais depressa ao trabalho se tivesse em casa um par de Skis. Assim tive que vir pé ante pé, tomando cuidado para não me estatelar no meio do chão! ;-)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Divórcio

Num pedido de divórcio, o juiz pergunta à requerente:
- A senhora tem a certeza do que está a pedir?

A senhora quer o divórcio por COMPATIBILIDADE de feitios?
Não será o contrário?

A mulher responde:
- Não Sr. Juiz!

É mesmo por COMPATIBILIDADE.
Eu gosto de cinema, o meu marido também!
Eu gosto de ir à praia, ele também!
Eu gosto de ir ao teatro, ele também!
Eu gosto de homens e ele também!

(parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sábado, fevereiro 03, 2007

O Lago

Tão manso é o lago dos teus olhos
que temo avançar a mão
cortar as águas
e semear o espanto
na descoberta
da minha sede antiga.

Paula Tavares in Dizes-me coisas amargas como os frutos

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

България

População: 7,8 milhões habitantes
Superfície: 111 000 Km2
Capital: Sofia

Curiosidades:

Ao contrário da generalidade dos outros povos da União Europeia, os Búlgaros quando abanam a cabeça para cima e para baixo querem dizer "não" e quando abanam a cabeça para os lados querem dizer "sim".

Não contentes em festejar somente o seu dia aniversário, os Búlgaros festejam também do dia do seu nome de acordo com o calendário dos Santos.


Esta semana é a vez de se celebrar a Semana da Bulgária (България) na Comissão Europeia. Com a entrada da Bulria a União Europeia não ganhou só mais uma língua como também um novo alfabeto: o Alfabeto Cirílico. São agora 3 os alfabetos da União: o Latino, o Grego e o Cirílico. É caso para dizer: estou-me a ver "cirílico" para compreender estes Búlgaros!!! ;-)