Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

segunda-feira, outubro 29, 2007

A Placa

O chefe de um departamento, sentindo que os seus subordinados não respeitavam a sua liderança, resolveu colocar uma placa na porta de seu escritório onde se lia:

"Aqui quem manda sou eu".

Após ter voltado de uma reunião, viu o seguinte bilhete pregado junto à placa:

"Sua esposa ligou e pediu pra o senhor devolver a placa"

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sexta-feira, outubro 26, 2007

Scalextric Mission Report

O que posso dizer sobre a experiência de ontem à noite é que um novo mundo se revelou para mim. Homens adultos que levam este hobbie dos seus slots cars muito a sério. Passam horas a preparar e equilibrar os seus carros, a afinar os motores, a escolher os pneus, a limpar os contactos. Levam os seus comandos topo de gama que até têm uma espécie de travão, um botão que corta a corrente. E apesar do seu ar descontraído levam as corridas muito a sério ;-).

Deu para perceber que pode ser uma actividade altamente viciante, dado o elevado grau de adição que estes homens adultos, de barba rija, demonstraram ter por esta actividade e até porque para os parâmetros belgas o serão terminou tardíssimo, por volta das 23:15. Eu próprio já estava tentado ao fim de do serão a comprar uma pista e levar para casa. Claro que como rookie terminei no último lugar a algumas 20 voltas do primeiro classificado, mas como se costuma dizer nestes momentos o que interessa é participar! ;-) E talvez para me tentarem cativar a entrar neste núcleo "restrito" de viciados ofereceram-me um convite para as 24 horas de Scalextric que irão decorrer aqui em Bruxelas no fim-de-semana de 17/18 de Novembro!

Balanço positivo, line to take: a consumir em doses moderadas ou arrisco-me a tornar-me no próximo homem de barba rija viciado!:-)

quinta-feira, outubro 25, 2007

Scalextric

Costuma se dizer que gostos não se discutem, que manias cada um tem as suas, assim como hobbies cada um tem os seus.

Hoje recebi um convite por e-mail de um amigo português aqui de Bruxelas para o acompanhar num dos seus rituais e ocupação predilecta dos tempos livres. O mail dizia o seguinte: Hoje há Scalextric no clube ás 19h, bute?

Tirando o coloquial bute, o que logo chama a atenção é esta palavra Scalextric, parece uma password, um código, um primo do Asterix, mas no fundo não é nada mais nada menos que as pistas de carrinhos da nossa infância.

Decidi recolher alguma informação para não parecer um inculto quando chegar a este clube de fanáticos do Scalextric e descobri que há algo em comum com a União Europeia… a idade! É verdade o Scalextric faz este ano 50 anos e também há comemorações!!!

Tenho 35 anos e hoje vou a um clube de Scalextric com este meu amigo, em que cada um leva os seus carros para correr numa enorme pista montada e toda artilhada para o efeito. Ele faz colecção destes carros, costuma comprar alguns no e-bay e acho que até já perdeu a conta a quantos tem. Quem diria? Hoje ao final da tarde vou encarnar um piloto de corridas e soltar a criança que há em mim! ;-)

terça-feira, outubro 23, 2007

Não há patriotismo que aguente

Não sei bem há quanto tempo, talvez desde que tenha chegado das férias de Verão, no início de Setembro, que constatei que a RTPi tem uma interpretação muito curiosa sobre o horário chamado nobre da televisão. Assim, aquilo que eu no início considerei como um hiato entre a grelha de Verão e a grelha de Outono parece que veio mesmo para ficar: entre as 22:20 e 23:10 (hora de Bruxelas) de ontem o programa escolhido para nos animar o serão foi o concurso O Preço Certo. E a dose repete-se quase todos os serões da semana incluindo o próprio Sábado. Consultando a grelha desta semana, constato que os únicos serões em que serei poupado ao convívio com este programa, que a RTP descreve como: "um programa de entretenimento com carácter informativo sobre os preços de mercado e sobre novos produtos", serão os de Terça, Quarta e Domingo. Ou seja, "o ambiente que se vive no estúdio é eléctrico, os concorrentes encontram-se sentados na plateia e são convidados para jogar, descendo ao palco numa furiosa batalha de nervos" e deve justificar a escolha da RTP que assegura que "o clima festivo, o carácter lúdico e a sua acessibilidade faz com que O Preço Certo seja definido como um concurso para todas as idades". Tudo muito certo, mas talvez nem para todas as horas, nem para todos os cérebros. Assim, nestes serões relembro-me que tenho muito mais canais que a RTPi para estimular e descontrair as células cinzentas no chamado horário nobre da televisão.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Confissão

O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o pastor :
- Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você.
- Perda de tempo. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado?

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 15, 2007

Emergência

Um electricista vai até a UCI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e diz-lhes:
- Respirem fundo, vou mudar o fusível.

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

terça-feira, outubro 09, 2007

Iago

Num intervalo a meio da tarde do rebuliço do dia-a-dia consulto o meu Gmail… um mail destaca-se dos demais, por mero acaso ou por se tratar de um momento de fuga da realidade laboral o assunto do mesmo chama-me a atenção e clama por prioridade:

Dernière minute, ce mardi 09 octobre : Weber Iago quartet. Pour un concert exceptionnel.

Regressado há pouco, que nesta terra o sono é sagrado e os concertos não se podem prolongar para lá das 23 horas, posso-vos garantir que não se tratou de publicidade enganosa.

Pianista brasileiro, radicado já há alguns anos na Califórnia, Weber Iago transportou-nos com o seu quarteto europeu (Pierre Bernard: Flautas, António Reina: Bateria e percussão, Henri Greindl: Baixo e Contra-baixo) por paisagens musicais que me fizeram esquecer a noite cinzenta e chuvosa e me imaginar em latitudes mais tropicais.

Não sei por ironia ou não o disco que serviu de base a este concerto, que foi praticamente apenas divulgado pela Internet e consegui ter uma sala bem composta, chama-se: “Spring will stay here” sendo certo que este “here” nunca se poderia tratar de Bruxelas. Ironias à parte Weber Iago assina o seguinte a propósito do título do disco: Spring will stay here is a dream, not the dream of holding on to a season that hás already gone by. It is rather, the dream of rebirthing no matter what the season is”

Hoje à noite, no Jazz Station, a música de Weber Iago teve esse poder, de me fazer renascer um pouco nesta Bruxelas cada dia mais cinzenta, fresca e chuvosa esquecida do Outono e prenunciando já o Inverno!

segunda-feira, outubro 08, 2007

POLACO

Um imigrante polaco está a fazer um exame à vista para obter a carta de condução em Nova Iorque. O examinador mostra-lhe um cartão com as seguintes letras: ««C Z J W I N O ST A C Z»», e pergunta:
- Você consegue ler isto?
E o polaco:
- Ler?! Eu conheço esse gajo!

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

terça-feira, outubro 02, 2007

Kidjo

Há muitos anos atrás descobri-a através de um filme: Ma Saison Preferée de André Téchiné. Além de ter gostado do filme, uma das músicas da sua banda sonora tinha-me cativado de tal maneira que fiquei até ao fim do genérico para ver quem a cantava. Malaika era a música e Angélique Kidjo a sua intérprete. Foi assim que a descobri! No domingo passado, ao fim de todos estes anos e uma série de discos adquiridos e consumidos avidamente (acho que só me falta um para ter a sua discografia completa), finalmente tive a oportunidade de a ver aqui ao vivo em Bruxelas. Um concerto cheio de energia, alegria e partilha com o público. Uma festa em plena capital cinzenta da Europa!

segunda-feira, outubro 01, 2007

Capicua...

Sabiam que a seguinte frase:

"SOCORRAM-ME SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS"

Lida da direita para a esquerda, é exactamente a mesma coisa???

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas: