Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, outubro 31, 2006

Estado de Direito

Não nutro especial simpatia pelo personagem. A minha "ancestral" simpatia e fervor clubístico pelo FCP poderiam até despertar em mim um certo prazer sádico na sua desgraça... mas, pelo contrário, acho que por mais poluto que seja o seu percurso, esta persona começa a despertar em mim sentimentos de compaixão e até de alguma simpatia.

Este país que nos habituou "prolixamente" a que a culpa morre solteira, parece ter escolhido este licenciado em Direito e ex-ilustre e bem sucedido advogado como um exemplo da sua eficácia e implacabilidade. Mais um processo, mais uma condenação, esta a 7 anos e meio de prisão e duas indeminizações num total de 15 milhões de euros.

Num país onde muitas vezes se critica a falta de celeridade processual e a falta de eficácia judicial, não deixa de ser curioso como o comportamento de Vale e Azevedo foi tomado para servir de exemplo de que o crime não compensa. Tantos e tantos casos que dão em nada, em que no fundo não é feita justiça e, no entanto, parece que o edifício judicial está determinado a punir até ao termo dos seus dias este ex-advogado que se julgou um dia Ícaro e vôou até onde já não tinha mais asas para voar.

Quem me dera que a justiça portuguesa mostrasse esta implacabilidade e eficácia noutros casos, para que de facto me sentisse a viver num verdadeiro estado de direito.

7 Comentários:

  • At 1:01 da tarde, outubro 31, 2006, Blogger panamá said…

    A ideia é pensar de forma positivista! Já não é mau...caminharemos para melhor?sou crente na evolução social! Nos Homens..., bem, é dar-lhes tempo? beijocas

     
  • At 2:30 da tarde, outubro 31, 2006, Blogger Pitucha said…

    Talvez este seja um sinal de mudança!
    Beijos

     
  • At 4:53 da tarde, outubro 31, 2006, Blogger Humor Negro said…

    É que aqui na novela mexicana há Ícaros e Ícaros. Mas na maior parte dos casos ninguém se lembra de fazer umas asas para se baldar daqui pra fora. Continuamos no labirinto a aturar o Minotauro.

     
  • At 5:57 da tarde, outubro 31, 2006, Blogger Lua said…

    Mas a justiça é apenas feita por homens Periférico...
    Beijinhos

     
  • At 12:18 da manhã, novembro 01, 2006, Blogger 125_azul said…

    Como no caso da ponte que cometeu suicídio não autorizado superiormente, por exemplo? Beijinhos, bom feriado

     
  • At 12:00 da tarde, novembro 02, 2006, Blogger Penélope said…

    … não concordo ‘totalmente’ – o processo do dito Sr. já está em curso à algum tempo, estranho seria o proletar da situação …
    Sabes, só existe uma situação em que a justiça poderia ser (ainda)mais vagarosa … entenda-se preguiçosa – no envio das contra-ordenações por violações rodoviárias :)
    Bjs

     
  • At 12:34 da tarde, novembro 02, 2006, Blogger noasfalto said…

    Então quando a justiça nos toca à porta é que desejas celeridade processual.

    O meu pai tem um caso em tribunal, complicado, há 16 +/- anos. Inacreditável.

     

Enviar um comentário

<< Home