Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Let's play Darts



Enquanto fazemos zapping, de vez em quando deparamo-nos com novas realidades que até aí desconhecíamos e que não fazíamos mínima ideia que poderiam captar a nossa atenção!

Foi o que me aconteceu na 5ª feira da semana passada enquanto passava por um dos meus canais preferidos, que o meu serviço de cabo aqui em Bruxelas me proporciona: a BBC 2.

Este canal, assim como a BBC One, é pródigo em bons programas e agradáveis surpresas, e por isso acabo por, mais tarde ou mais cedo, para desintoxicar da RTP internacional, lá passar e ver o que está dar.

Neste meu exercício bem masculino de mudar de canal, muitas vezes com um resultado em que só apetece cantar a música do Boss* 57 Channels and nothinh on, fui surpreendido na 5ª feira da semana passada, pelo campeonato do mundo de dardos. Sim leram bem de dardos!

Não fazia ideia que semelhante competição existia e para ser franco fiquei digamos que hipnotizado. Decorria um jogo dos quartos de final masculinos, sim que também há senhoras a competir, e o que vos posso dizer é que esta competição me prendeu.

De tal forma que fixei a hora da final e no passado Domingo, apesar de não estar em minha casa**, assisti a uma emocionante final entre: Mark Webster vs Simon Whitlock, ou como neste desporto todos os jogadores têm alcunhas entre: Webby vs The Wizard of Oz. O resultado final foi de 7-5 e consagrou o esquerdino (vulgo canhoto) Galês Mark Webster como o novo campeão do mundo desta modalidade.


O alvo está dividido em 21 sectores (de 1 a 20 mais o Centro)
Estes sectores também estão divididos em diferentes secções mais ou menos grandes (simples, duplos ou triplos). As secções duplas ou triplas estão normalmente assinaladas a vermelho e verde, as simples a branco e preto.
O centro é dividido em 2 partes (25 e 50 pontos).




É um jogo que além de muita concentração e pontaria, obriga a algum rápido cálculo matemático, já que nesta versão do campeonato do mundo o objectivo é ir descendo de 501, pontuação com que o jogo começa, até 0. No entanto, existem algumas particularidades como a do último dardo que reduz a pontuação a zero ter que acertar obrigatoriamente num sector duplo.

A pontuação máxima numa jogada é de 180, corresponde a acertar três vezes na secção triplo 20, e costuma ser anunciada de forma efusiva pelo árbitro. O jogo perfeito consiste em com nove dardos, ou seja com três jogadas conseguir fazer 501 pontos e reduzir a pontuação a 0.

Enfim é caso para dizer que este desporto periférico me cativou.

Notas:
* Pitucha: Boss é a alcunha do Bruce Springsteen, espero que saibas quem é ;-)
** Obrigado T. por teres sintonizado a BBC 2 em tua casa! ;-)

Anexo:
Site da federação mundial de dardos: http://dartswdf.com/aa_darts/index.html




5 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home