Desequilíbrios
O excelente artigo publicado hoje pelo Armando na sua Fábrica despoletou-me um comentário demasiado longo e escrito de rajada que resolvi partilhar com todos os leitores do Periférico:
Sou um ocidental e orgulho-me da minha civilização porque, apesar de todos os defeitos, a civilização ocidental é aquela que maior prosperidade, direitos e liberdades conseguiu assegurar a um maior número de cidadãos. Noutros tempos a estes limites que alguns tentam impor à liberdade de expressão chamava-se censura.
Aqui há uns anos em Portugal um conhecido cartoonista desenhou o Papa com um preservativo no nariz. Houve motins por isso? Atentados terroristas? É um choque civilizacional, mas é por causa dos cartoons que o Irão tem um programa nuclear secreto? Que o fundamentalismo e fanatismo islâmico promove o terrorismo e apenas aceita como correcto o seu modo de vida? Um mundo em que as mulheres têm poucos direitos e nem acesso ao ensino em muitos países têm?
A nossa civilização ocidental assenta em princípios que não podem ser alterados por uma turba de fanáticos ofendida. Só o Ocidente é que tem que ser tolerante? Quando nos comícios no Irão se grita morte a Israel e aos EUA algum ocidental põe um colete de bombas à volta do seu tronco e se faz explodir numa mesquita? No Ocidente vive-se em liberdade, a democracia pode não ser um sistema perfeito, mas é o melhor que temos. O Ocidente não tem que prestar vassalagem ao mundo islâmico, o perigo já existia antes dos cartoons estes só vieram expor uma vez mais as grandes diferenças civilizacionais. Enquanto nós os toleramos e tentamos respeitar estas civilizações arcaicas, alguns destes fanáticos querem é por em causa o nosso modo de vida fomentando a insegurança.
Como diz a Carlota: "...era o que mais nos faltava agora ter de cumprir todas as regras de todas as religiões!... (Quando nem sequer os que as "seguem" as cumprem)."
A subserviência nunca foi um bom princípio, o perigo já existia antes da publicação das caricaturas, pode-se argumentar falta de bom-senso e que é um rastilho, até posso concordar que o seja, mas o Ocidente não pode abdicar da liberdade de expressão e da imprensa livre.
Não tivessem estes países petróleo e creio que talvez já há muito tempo que este choque civilizacional estaria resolvido.
Um abraço e bom fim-de-semana
Em adenda a este comentário demasiado longo, apenas queria advertir que não sou nenhum admirador ou apoiante da guerra do Iraque, que acredito nos meios diplomáticos, simplesmente acho que devemos defender a nossa civilização ocidental, os seus valores e princípios. Nisto não pode haver cedência possível, ceder é perder a liberdade em que assenta a nossa democracia e civilização.
11 Comentários:
At 6:35 da tarde, fevereiro 03, 2006, Folha de Chá said…
Nada como a Humanidade continuar a saber rir-se, continuar a saber aceitar brincadeiras e não se ofender com desenhos coloridos. Onde é que está o nosso sentido de humor?
At 10:23 da manhã, fevereiro 04, 2006, armando s. sousa said…
Olá Periférico,
Como já tinha dito, gostei muito deste teu comentário/post.
Estou plenamente de acordo contigo, e não nos podemos intimidar com estas manifestações de intolerância, por parte dessa "arraia miúda civilizacional".
Um abraço e bom fim de semana.
At 5:40 da tarde, fevereiro 04, 2006, Pitucha said…
De acordo Periférico!
At 6:30 da tarde, fevereiro 04, 2006, kiko said…
Concordo com o comentário que fazes quanto à questão do cartoon, porém, quanto à defesa dos valores ocidentais, já não sou da mesma opinião. É que, repara, se ele defende a igualidade de oportunidades e um sistema social livre de qualquer qualquer preconceito, é ele próprio a aumentar as desogualdades sociais, a impôr certo preconceito para com a diferença, a assentar numa política economicista e a defender a escravatura do´ponto. Não tenho intenções nenhumas ao dizer isto, apenas alertar para o perigo de definir a mescla social do ocidente civilizado. Falemos dos direitos humanos, falemos da solidariedade, falemos da expressão livre, estamos a referir-nos a um bem conseguido pelo pensamento alicerçado no desenvolvimento ocidental, sem dúvida, mas e o reverso da medalha!? Abraço e desculpa o desabafo!
At 6:52 da tarde, fevereiro 04, 2006, Freddy said…
Salman Rushdie versão 1.2
At 9:01 da manhã, fevereiro 06, 2006, Sara MM said…
tudo bem mas.... cada um que goze com os SEUS!!!
Bjs
At 12:16 da tarde, fevereiro 06, 2006, mdm said…
Gosti, claro do teu post.
Recomendo este: http://pistoladefulminantes.blogspot.com/
Post de ontem!
At 1:52 da tarde, fevereiro 06, 2006, Anónimo said…
Estou de acordo, e partilho da tua indignação. Gostava de salientar o caracter laico, não religioso, das nossas instituições democráticas. É preciso preservar esse caracter, para mantermos a liberdade e nos defendermos do obscurantismo e dos abomináveis fundamentalismos religiosos.
At 10:41 da tarde, fevereiro 06, 2006, Carlota said…
Oh!!! Citaste-me! (Só agora é que vi, shame on me...)
Belíssimo post Periférico!
Beijola
At 11:39 da tarde, fevereiro 06, 2006, Poor said…
não concordo com tudo o que escreves, citas, porque isto não é uma questão que se resuma à defesa da liberdade de expressão, nem devia haver esse site a apoiar a Dinamarca, desde logo porque não é, nem pode ser ao Estado que se atribui a responsabilidade do que a meu ver foi realmente uma brincadeira de mau gosto. Podia explicar melhor não era?sorry!vou mais na linha do quiosk e a liberdade de expressão que taaaaanto custou a conquistar não pode justificar qualquer 'piada',sob pena de envergonhar o próprio principio!
At 7:10 da tarde, fevereiro 07, 2006, What's in a name? said…
E eu vinha aqui, acabadinha de sair dos comments da "Fábrica" só para dizer que concordo, em género e número, com a sua opinião!
Cá me encontrando, tenho de aditar que também concordo com o aditamento! Principalmente pela fronteira traçada entre ingerência noutros Países e a defesa dos nossos próprios princípios e liberdades (coisas muitíssimo diferentes!).
Enviar um comentário
<< Home