Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quinta-feira, março 16, 2006

A Revolução Amarela do Cairo

Quem já andou de táxi no Cairo certamente que tem uma experiência inesquecível para contar. O trânsito é caótico! O código da estrada egípcio é algo muito vago, se é que existe de todo, e sujeito a todo o tipo de fascinantes interpretações. Os táxis do Cairo (pretos e brancos) são viaturas que me fazem recordar os carrinhos com que brincava na minha infância, não deve haver um táxi naquela cidade que não tenha mais de 20 anos. E muitos deles estão amolgados, o que indicia bem o estilo de condução dominante naquela cidade. Foi no Cairo que aprendi que uma viatura cabe em espaços que dantes julgava impossíveis, mas a perícia dos condutores egípcios opera realmente verdadeiros milagres.

Posto isto, não pude deixar de sorrir quando li a notícia que ontem começou uma revolução amarela no Cairo. Os velhinhos táxis começaram a ser substituídos por viaturas modernas pintadas de um amarelo reluzente, alimentadas a gás natural, com ar condicionado, telefone, maquineta para pagamentos com cartão de crédito e modernos taxímetros.

Esta será uma revolução tranquila já que numa primeira fase está confinada a 1500 novas viaturas, uma gota num oceano de 80 000 táxis. Da forma como eles conduzem provavelmente estes novos táxis não irão sobreviver muito tempo intactos, ou talvez sobrevivam, já que o amarelo reluzente é uma boa cor para ofuscar os outros automobilistas que se cruzem na sua frente! ;-)

7 Comentários:

  • At 9:05 da tarde, março 16, 2006, Blogger Mónica Lice said…

    Conheço essas perícias, e lido com elas diariamente!:)

     
  • At 9:22 da manhã, março 17, 2006, Blogger CS said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 9:23 da manhã, março 17, 2006, Blogger CS said…

    Já foste a Nápoles? :)

     
  • At 10:46 da manhã, março 17, 2006, Blogger Pitucha said…

    Eu só convivi com os táxis amarelos de Nova Iorque é deu para me assustar e, ao mesmo tempo, me maravilhar com as manobras dos taxistas.
    Beijos

     
  • At 11:55 da manhã, março 17, 2006, Anonymous Anónimo said…

    E dos de Malta? Ninguém fala, nem a Pituxa?
    Beijinhos e bom fim-de-semana

     
  • At 3:33 da tarde, março 17, 2006, Blogger Carlota said…

    O Egipto, pelos vistos, continua a sua aproximação ao Ocidente nas coisas "importantes". Desta vez são os "yellow cabs".
    Nunca andei de taxi no Egipto. A bem dizer, nunca fui ao Egipto e recuso-me terminantemente a lá ir. Qualquer dia explico porquê.
    Mas já vi um video de um filme feito pela minha cara-metade de uma viagem num taxi numa "estrada" na India e, digo-te francamente, foi o mais perto que estive de estar dentro de um jogo de video.
    Beijola e bom fim-de-semana!

     
  • At 3:53 da tarde, março 17, 2006, Blogger teresa.com said…

    sim, sim, andei de taxi no Cairo, mas estava tao aflita com medo do transito que nem reparei na cor... E' realmente o Cairo, Gigante Cairo!

     

Enviar um comentário

<< Home