Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, março 07, 2006

Meninos Gordos

Num tempo em que se discute a obesidade infantil e os efeitos nefastos de uma alimentação à base de pizzas e hambúrgueres, não deixa de ter piada recordar atracções de outros tempos. Quando não havia televisão, nem rádio, na primeira metade do século XIX aportaram em Portugal duas atracções vindas de Piemonte, Itália, os irmãos Perrera. A gordura exagerada de Mateus e Ana fez com que a sociedade de então – tão atreita a apreciar «fenómenos» –, os tivesse transformado numa espécie de «animais» de circo. Apresentados em vários países europeus e admirados quer pelas elites reinantes quer pelo povo das cidades e vilas por onde passaram, causaram furor aquando da sua passagem por Portugal. Em Lisboa, sabe-se que estiveram na Corte tendo sido mostrados a sua majestade D. Maria II, mas desconhece-se os outros locais onde foram exibidos. No Porto, foram mostrados ao público na Rua das Flores, nº 48. Em Braga, puderam ser vistos na Rua do Souto nº 52, e em Guimarães, numa casa do Largo da Oliveira.

Os ceramistas pintores do séc. XIX aproveitando o espanto causado por estes meninos retrataram-nos e deram origem a vistosos pratos, canecas e paliteiros de faiança nortenha que, ainda hoje, fazem as delícias dos coleccionadores. Estas peças são agora objecto de uma exposição que vai estar patente ao público entre 11 de Março e 1 de Outubro de 2006 no Museu de Alberto Sampaio em Guimarães.

Hoje em dia talvez estes meninos gordos já não gerassem tanta sensação dado o problema da obesidade infantil, outros tempos, outras atracções!

Exposição: «Meninos Gordos: contar uma história através da faiança»
Data da exposição: de 11 de Março a 1 de Outubro de 2006
Inauguração: Dia 11 de Março, sábado, às 17 horas
Museu de Alberto Sampaio
Rua Alfredo Guimarães
4810-251 GUIMARÃES
Tel: 253 423 910
Fax: 253 423 919

E-mail: masampaio@ipmuseus.pt

9 Comentários:

  • At 2:02 da tarde, março 07, 2006, Blogger Pitucha said…

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Qualquer dia são os "normais" que passarão a ser exibidos...
    Beijos

     
  • At 3:04 da tarde, março 07, 2006, Blogger Mónica Lice said…

    Muito interessante o post!

    É curioso observar como os padrões de beleza se vão alterando com o tempo!:)

     
  • At 5:36 da tarde, março 07, 2006, Blogger Penélope said…

    Muito interessante este teu post …segundo consegui apurar, na altura das «digressões» o rapaz tinha 11 anos, pesava 201 kg e media 1,52 m, e a sua irmã tinha 9 anos, pesava 129 kg e media 1,37m … agora transforma-los em “meninos de circo” é doentio! Coitados dos muidos, fazem-me recordar o “Homem Elefante”!
    Bolas, ainda bem que «mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» - e as exposições!
    Penélope

     
  • At 6:24 da tarde, março 07, 2006, Blogger Sara MM said…

    eram doidos!!!
    BJs

     
  • At 6:59 da tarde, março 07, 2006, Blogger Carlota said…

    Interessante!
    Suponho que no século XIX só era gordo peso-pesado quem padecesse de alguma doença...
    Aproveito a oportunidade para te dizer que, na sequência de uma admiração tua pelo facto de haver na BE auto-estradas que não vão dar a lado nenhum, estou a "cozinhar" um post sobre o assunto. Sou capaz de o escrever lá mais para o fim da semana!
    Beijola

     
  • At 8:31 da tarde, março 07, 2006, Blogger Poor said…

    acho isto macabro!

     
  • At 1:18 da manhã, março 08, 2006, Blogger Folha de Chá said…

    Infelizmente, tantas pizzas, tantos refrigerantes, tanto sedentarismo, hoje, fariam destes meninos mais uns, iguais a tantos.

     
  • At 2:23 da manhã, março 08, 2006, Blogger CS said…

    Não se pode dizer que os meninos gordos não sejam atraentes. A mim atraem-me sempre o olhar aquelas pregas de gordura das adolescentes que ficam a pender entre as calças de cintura descaída e a t-shirt reduzida...

     
  • At 12:34 da tarde, março 08, 2006, Blogger armando s. sousa said…

    Sou capaz de ir à inauguração desta exposição.
    Um abraço.

     

Enviar um comentário

<< Home