Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Mobilidade

Ao que parece encontra-se a decorrer por toda essa Europa a semana da mobilidade. E hoje assinala-se o Dia Sem Carros. Quem diria? Hoje a vinda da periferia para o meu local de trabalho foi um autêntico suplício… 4 dos 25 km que me separam da Invicta demoram mais de 30 minutos a serem percorridos. No entanto, fiquei esclarecido, quando ao consultar o site desta iniciativa verifiquei que nem Lisboa, nem o Porto aderiram. É natural. Nenhum destes centros urbanos está efectivamente preparado para que se abandone completamente a viatura individual… Aliás, não deixa de ser curioso que ontem em plena semana europeia da mobilidade tenha havido uma greve dos funcionários do Metro de Lisboa, deve ser para estimular as deslocações pedonais. Eu por mim falo, ainda não estou fisicamente preparado, nem sei se alguma vez estarei para fazer 50 km por dia a pé ou de bicicleta ;-).

Agora a sério, enquanto não houver uma clara aposta na intermodalidade, na articulação entre o transporte público e o transporte individual, este último, por mais penalizações que sofra, continuará a ser o preferido.

Public transport should mean freedom, and is fundamental to mobility in cities. All public transport actors in the European Union will be able to use this day as an opportunity to promote intermodal solutions and give clear information on how public transport connects with other modes, showing how it can offer a good alternative to using the private car.

3 Comentários:

  • At 2:40 da tarde, setembro 22, 2006, Blogger Penélope said…

    Sim, hoje seria o ‘Dia sem carros’; por estes lados, mais especificamente na 2.º circular, o que mais se via eram carros – por causa de um acidente a via esteve interrompida desde as 09h10m até às 12h.00mm, por isso imagina o caos que se instalou no trânsito em Lisboa!!!
    Subscrevo inteiramente o teu 3.º parágrafo.
    Bom fds

     
  • At 11:21 da tarde, setembro 22, 2006, Blogger 125_azul said…

    Se não fosse o passeio pelos blogs, só pelo "passeio" na circular, jamais adivinharia quehoje era tal dia.
    Bom fim de semana

     
  • At 2:36 da tarde, setembro 23, 2006, Blogger Kalinka said…

    Pois é...para variar um pouco do normal, a fatídica 2ª circular esteve fechada ao trânsito entre as 9.10h e as 13.10h, precisamente quando noticiaram no «Jornal da Uma» que ia ser aberto ao trânsito esta via...
    E, se eu não estivesse com atenção nas Notícias das 20h, nem sabia que tinha sido o «Dia sem carros»!
    Mas, vinha hoje aqui e ficaria a saber...
    O que escreves no 2º parágrafo está certíssimo.
    Bom fim de semana.

     

Enviar um comentário

<< Home