Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Portugal dos Pequeninos

Que a cobardia é um dos defeitos do povo dos brandos costumes já não é nenhuma novidade. Que pessoas se escondam debaixo do anonimato para caluniar outras dando largas ao seu sentimento de inveja, motivado por toda a sua mesquinhez e pobreza de espírito, é infelizmente neste país uma triste realidade. Os portugueses nunca se deram bem com o sucesso dos seus pares: se alguém tem um bom emprego é por cunha, se alguém é inteligente é porque teve sorte. Em Portugal nunca há lugar ao mérito e à recompensa do esforço. Foi sempre por sorte, por alguma mão amiga, por ter pais ricos, amigos influentes ou talvez ter ido ao BES, que os bem aventurados lusitanos tiveram a fortuna do sucesso.

A inveja é um sentimento feio, normalmente fruto da pequenez e pobreza de espírito das quais se alimenta. Miguel Sousa Tavares (MST) escreveu um romance que teve a rara mas feliz fortuna de juntar qualidade com número de leitores. Num país pequenino, em que MST já é um personagem suficientemente mediático e bafejado pela sucesso, tal facto não podia deixar de passar impune. E assim parece que surgiu um blog (3 anos depois do livro ter sido publicado) a dizer que o autor não tem mérito nenhum por se ter limitado a traduzir e adaptar um livro, que por acaso MST cita como uma das suas fontes, sobre os movimentos de independência na Índia, e o ter transposto para São Tomé e Príncipe do início do século XX.

MST não precisa de mim como advogado de defesa, até porque neste blog escrevo debaixo de um pseudónimo e como tal a coberto de um anonimato que tanto o repudia, embora, no meu caso, as razões deste anonimato nada tenham a ver com o facto de querer caluniar ninguém impunemente. Mas, não posso estar mais inteiramente de acordo com MST quando conclui na sua crónica do Expresso desta semana o seguinte: “(…) fiquei a saber e não sabia, que os blogues, mesmo anónimos, são uma fonte de informação privilegiada e credível para o nosso jornalismo.”

Por muito que custe neste Portugal dos pequeninos, nem sempre o sucesso é apenas fruto de influências e amigos, muitas vezes é resultado do talento, esforço e inteligência de quem se entrega e aposta a fazer o melhor que pode naquilo a que se propõe a realizar. Muito mal vai o jornalismo português quando põe a palavra de MST com o mesmo valor de alguém que não tem a coragem de assinar e assumir a gravidade das acusações que lhe faz.

9 Comentários:

  • At 11:52 da manhã, novembro 03, 2006, Blogger asdrubal tudo bem said…

    Para os jornais não interessa como o que interessa é vender .é muito mais fácil aceitar como boa a opinião de um anónimo do que ter que ter o trabalho de lerem os dois livros todos para poderem fazer uma comparação.

     
  • At 12:13 da tarde, novembro 03, 2006, Blogger Miguel said…

    De acordo. Nem deveria toda esta história ganhar contornos de caso nacional, não fossemos um país que consagra a mediocridade.

     
  • At 2:25 da tarde, novembro 03, 2006, Blogger izzolda said…

    Não percebo como se dá tanta importância a afirmações anónimas! :/

     
  • At 2:38 da tarde, novembro 03, 2006, Blogger Pitucha said…

    E quem escreve assim não é gago!
    Tenho dito.
    Beijos

     
  • At 5:14 da tarde, novembro 03, 2006, Blogger panamá said…

    É realmente uma frustração, a de pensar que vivemos num país de mentalidades de tal forma frágeis que conseguem balançar com boatos! Por isso é que temos aqueles proverbiozinhos tacanhinhos e os empregamos a tudo, sem qualquer tipo de reflexividade, tais como "onde há fumo há fogo"! Pois. Só que esta é uma grande obra. Não terá isto interesse para os pequeninos? beijocas, jóinha. Parabéns pela lucidez!

     
  • At 6:15 da tarde, novembro 03, 2006, Blogger MJM said…

    Sinto-me pouco à vontade com este teu post,na medida em que ainda não tinha lido nada sobre o assunto. Mas subscrevo-o em absoluto . É mau, muito mau, que os blogues com a sua característica de anonimato(eu diria antes com um pseudónimo) sejam utilizados para maldizer, ficando o seu autor impune para justificar as afirmações feitas. Enfim,as ervas daninhas crescem em todos os terrenos e há que saber distingui-las.
    Bom fim-de-semana
    Beijos

     
  • At 1:57 da manhã, novembro 04, 2006, Blogger Humor Negro said…

    O facto do blogue ser escrito por um anónimo não coloca em causa a credibilidade e a veracidade do seu conteúdo. O que é um facto é que existem MESMO MUITAS semelhanças em algumas passagens e isso é inegável.
    Podemos discutir o modus operandi de denunciar sem se identificar, mas não me parece que a credibilidade da informação deva ser posta em causa s´p porque quem a escreve não se identifica.

     
  • At 1:05 da tarde, novembro 04, 2006, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Já escrevi um artigo sobre o jornalismo moderno. Infelizmente, deixa muito a desejar. Vender, sem olhar a quem, é o objectivo primordial e não é só em Portugal. Já cheguei à conclusão que a comunicação social, no seu sentido lato, é uma marionete: vai ao sabor de quem lhe dá informações, sejam elas verdadeiras ou falsas, interessantes ou repudiantes.

    É o mundo que temos. E que, às vezes, mesmo sem querer, ajudamos a construir.

    Beijos *

    P.S. Sou fã do MST.

     
  • At 9:18 da manhã, novembro 05, 2006, Blogger MJ said…

    Concordo contigo 100%. É, mais uma vez, o País que temos. O que me consola é que isto acabou por se tornar em publicidade para o livro e talvez tenha posto mais umas quantas pessoas a ler!
    Beijinhos

     

Enviar um comentário

<< Home