Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, outubro 24, 2008

Viva o Norte!

Ora aí está, já nas nossas salas o filme francês mais visto de sempre, com mais de 20 milhões de entradas vendidas, lucros acima dos cem milhões de euros e responsável por um aumento de 14 % na frequência dos cinemas franceses nos primeiros três meses de 2008.

Bienvenue Chez Les Ch'tis (Bem-vindo ao Norte) conta a história de um director dos correios do Sul de França que na ânsia de obter uma colocação à beira-mar mente ao dizer que é deficiente motor. É descoberto, e castigado com a chefia da estação de Bergues, no Norte de França, na região de Nord-Pas-de-Calais. Um exílio que ele imagina gelado e agreste, mas que se revela afinal na descoberta de uma região acolhedora, de gente calorosa, solidária, divertida e também de boa comida. Existe, no entanto, a dificuldade do dialecto ch'timi difícil de entender e onde reside parte da comicidade do filme.

O filme realizado e intrepretado por Dany Boon, dedicado à sua mãe ch'ti, vai contra os preconceitos e as ideias feitas que os “sulistas, elitistas e liberais” têm do Norte de França e realça os valores da solidariedade e da amizade.

Num tom de comédia positiva, popular e sem pretensiosismos, o filme tem na cena da ronda de bicicleta em que o director dos correios (Kad Merad) acompanha o seu carteiro (Dany Boon) o seu momento de antologia.

A não perder, vale bem uma ida à sala de cinema, de onde se sai certamente mais leve e sorridente. Aqui fica a sugestão para o fim-de-semana.

Etiquetas:

2 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home