Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, setembro 13, 2005

Grande Bazar de Izmir - Impressões de uma rápida visita

A cidade de Izmir tem cerca de 3 milhões de habitantes e é a 3ª maior cidade da Turquia. O seu símbolo é um belo relógio encomendado pelo Sultão de então para incutir os hábitos ocidentais no povo turco e que foi inaugurado em 1901.

Fui desaguar directamente no Grande Bazar de Izmir. O Táxi parou junto a uma loja de dois andares que fui “convidado” a visitar. No seu interior todo o tipo de produtos típicos que tinha visto dispersos por outras lojas se encontravam disponíveis, desde o tradicional Narguilé às imitações de carteiras D&G. Um mundo de artigos, de cores, de preços.

Brindado pela tradicional hospitalidade dos comerciantes turcos bebi água e chá de maçã e fumei Narguilé. A operação de marketing não resultou na totalidade uma vez que optei por não adquirir o Narguilé. A incomodidade do transporte, a estética e o preço demasiado flutuante pesaram nesta minha decisão.

O Bazar de Izmir é constituído por uma série de ruas povoadas por lojas em tudo o que é porta. O rendilhado das várias ruas e a sua parecença tornam este Bazar, à semelhança de outros, um pouco labiríntico. No meio das minhas deambulações encontrei uma loja de CD’s. Esta foi a loja em que perdi mais tempo, o meu interlocutor era simpático, paciente e conhecedor. Penso ter feito um bom negócio, com um CD de oferta e uma atenção especial no arredondamento do câmbio para euros.

Regressei ao final da tarde com o meu simpático taxista que pouco falava e com quem a linguagem gestual foi fundamental.

8 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home