Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Song-Poems

In the land of the free and home of the brave existem tantas oportunidades de negócio como oportunidades de sacar dinheiro aos incautos. Nos Estados Unidos existe uma indústria discográfica paralela tão antiga como a oficial e que não tem sido afectada pelas novas tecnologias, Internet e formato mp3.

É publicitada na secção de anúncios das revistas musicai e através da distribuição de folhetos que apelam ao leitor que escreva ou recupere algum dos poemas que tem guardados e o envie para ser avaliado por um especialista da editora discográfica. Em poucos dias, esse autor pode saber se esse poema que irá ser musicado por profissionais tem potencial para se converter num hit que lhe trará fama e dinheiro.

Independentemente da qualidade do poema a resposta é sempre positiva e por uma quantia modesta (que oscila entre os 200 e 400$ Dólares) e que, segundo afirmam essas empresas, apenas cobre uma pequena parte do custo dessa aventura, a editora encarrega-se de musicar o poema, gravá-lo em estúdio e promover a canção convenientemente. Escusado será dizer que essas empresas aproveitam-se da ilusão destes poetas frustrados, compõem a música, gravam-na às três pancadas e enviam o CD ao seu autor, desinteressando-se logo dela.

Estima-se que ao longo de um século de existência se tenham gravado por este esquema cerca de duzentas mil canções e que se saiba nenhuma delas conseguiu transformar-se num êxito.

Esta pequena exploração musical do American Dream seduz pessoas de todos os estratos sociais e não aplica nenhum filtro ao conteúdo dos poemas. E é aqui que reside a riqueza desta indústria paralela, o seu espectro artístico é muito mais amplo que o das editoras discográficas tradicionais, juntando de forma incomparável o cinismo empresarial com a ingenuidade artística.

Existem canções com nomes curiosos como Non-violent twaekondo troopers, Chicken revolution (bem apropriada ao actual momento em que a gripe das aves chegou à Europa), You're Out of the Computer ou Jimmy Carter Says "Yes" e o grupo Yo la Tengo chegou mesmo a tocar ao vivo versões de algumas das suas Song-Poems favoritas.

Para quem tenha curiosidade por este mundo de raridades musicais pode consultar o site American Song-Poem Music Archives, onde pode encontrar artigos, notícias e song-poems em formato mp3!

É o que se chama música a metro ou canções por medida ;-)

Bom fim-de-semana! :-)

8 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home