Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quinta-feira, abril 20, 2006

Big Mother is watching you!

Lembram-se do 1984 do George Orwell? Pois bem a realidade ultrapassa sempre a ficção!!! Na América, uma empresa de comunicações passou a disponibilizar um novo serviço, que permite aos extremosos pais localizarem os seus filhos. Através da funcionalidade de GPS presente em alguns telemóveis e por apenas 9,99$ mês, os extremosos pais que recorrerem ao serviço com o apelativo nome de Family Locator podem saber onde se encontram os filhos a qualquer momento, ou melhor onde se encontra o telemóvel dos filhos! Uma precisão linguística que poderá fazer toda a diferença para as crianças do futuro.

O serviço também permite saber os anteriores movimentos das crianças marcando num mapa as localizações mais recentes com o sugestivo nome de breadcrumbs. Os pais mais desconfiados têm mesmo a possibilidade de marcar safety checks que serão feitos automaticamente nos horários escolhidos, isto pode ser particularmente útil se quiserem saber se os rebentos sempre foram às actividades extra-escolares ou se deram uma escapadela até ao centro comercial mais próximo.

A ideia de se controlar a prole desta forma é estranha e em certa medida alarmante, que é feito da confiança? Do sentido da responsabilidade? É assim que se vão educar as crianças do futuro? Com a sensação que estão sempre a ser observadas? Controladas?

Este medo que paira na América e cria mercado para este tipo de serviços deve-nos fazer pensar. Começa-se por controlar os filhos, depois o cônjuge, a seguir os amigos e qualquer dia somos todos nós que andamos a ser controlados pelo patrão, pela polícia, pelo estado, enfim uns pelos outros. Que será do ser humano sem uns graus de liberdade? E com a desconfortável sensação que está sempre a ser observado? Um ser mais pobre e infeliz certamente.

9 Comentários:

  • At 12:55 da tarde, abril 20, 2006, Blogger Pitucha said…

    Este mundo ensandeceu! E o pior é que eu conheço um pai que gostaria de puder pôr um chip electrónico no filho...
    Gente doida!
    Ainda bem que sou, para estes efeitos, pré-histórica.
    Beijos

     
  • At 1:11 da tarde, abril 20, 2006, Blogger Carlota said…

    Complexa reflexão que nos trazes, Periférico!
    Compreendo a reacção da minha vizinha aqui de cima, mas considero que poderá ser útil aos pais saber por onde andam os filhos, quando têm razões para desconfiar que eles estão em perigo.
    A vigilância não é uma coisa nova. Os meios que se utilizam para vigiar é que são muito melhores.
    Beijola

     
  • At 4:15 da tarde, abril 20, 2006, Blogger armando s. sousa said…

    Este tipo de coisas, começa sempre sobre a aparência de uma utilidade, mas muitas das vezes, como o passado já mostrou, encobre muitas tramas secretas, de restricção da liberdade.
    Quem quer trocar a segurança pela liberdade, não merece nenhuma das duas coisas.
    Um abraço.

     
  • At 5:13 da tarde, abril 20, 2006, Blogger Penélope said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 5:15 da tarde, abril 20, 2006, Blogger Penélope said…

    Multibanco, Via-verde, Telemóvel, câmaras de vídeo-vigilância, etc, etc. … estamos sempre a deixar o nosso rasto! A questão é se queremos que esses 'dados' sejam utilizados contra nós … eu não quero!
    Estranho, é muito estranho que um pai queira controlar, ao ínfimo segundo, a rota do filho! … acho que é doentio!
    Relativamente ao controlo do cônjuge … boa ideia!!!!! ;)
    Bjs

     
  • At 7:33 da tarde, abril 20, 2006, Blogger MJM said…

    O progresso muitas vezes adormece a lucidez. É bom reflectir nos sinais do tempo e meter travões quando as espantosas descobertas do Homem sugerem(como esta aqui exposta)atitudes e aplicações que tornam os Homens menos Homens e os transformam em robôs ou marionetes maonobráveis.Só há felicidade e verdade em liberdade(com L).
    Beijos

     
  • At 1:57 da manhã, abril 21, 2006, Blogger Kalinka said…

    Olá Amigo
    Venho agradecer a tua passagem pelo meu kalinka e as doces palavras que lá deixaste no dia do meu aniversário.
    Sabe sempre bem, seja em que dia for, mas num dia especial ainda sabem melhor. Muito obrigado.
    Beijokas.

     
  • At 12:35 da tarde, abril 21, 2006, Blogger Sinapse said…

    Custa-me compreender e aceitar esses exageros (que são reflexo do lunatismo colectivo do mundo em que vivemos).
    Mas ... Pais são Pais! ... a razão nada pode ...

     
  • At 12:50 da tarde, abril 21, 2006, Blogger Folha de Chá said…

    Nada como um equilíbrio, entre esse controlo e a liberdade. Se os pais não exagerarem no controlo, nem os filhos sentirem essa falta de liberdade, este sistema pode ser útil. O segredo está sempre na procura de um equilíbrio, penso. eu.

     

Enviar um comentário

<< Home