Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, maio 09, 2006

Unidos na Diversidade

A declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, começava assim: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos à altura dos perigos que a ameaçam". Esta frase dava logo uma ideia da ambição subjacente à ideia da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e tem piada como passados 56 anos mantém toda a actualidade, embora as ameaças à paz mundial não venham agora da própria Europa mas de outros cenários e geografias. E já afirmava: "O contributo que uma Europa viva e organizada pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas".

Há 56 anos houve uma visão, o sonho de uma Europa em Paz, Solidária e Próspera. No entanto, o caminho é longo e árduo, já na altura a declaração Schuman preconizava: "A Europa não se fará de uma só vez, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem primeiro uma solidariedade de facto". No fundo a construção europeia é a primeira realização voluntarista do género, e embora em alguns momentos esta solidariedade pareça ausente, especialmente quando há negociações de orçamentos comunitários, a verdade é que já se deram importantes passos neste espinhoso caminho. Ainda existem lacunas e imperfeições evidentes, mas também já muito foi conquistado e edificado. Quem sonharia em 1950 com uma moeda única, ou com uma Europa a 25 a caminho dos 27?

Os valores da paz e da solidariedade são de facto a pedra angular do edifício comunitário. A Europa deve assumir a sua diversidade, respeitar a identidade e liberdade de cada um dos seus povos, e aplicar o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. A riqueza da Europa assenta também nesta sua diversidade, na sua cultura, nos seus valores e acredito que apesar das dificuldades a União Europeia tem um grande futuro à sua frente.

Feliz Dia da Europa! :-)

11 Comentários:

  • At 5:11 da tarde, maio 09, 2006, Blogger Penélope said…

    Feliz Dia da Europa para ti tb (às 19h.00m vou comemorar para o "Café Martinho da Arcada" ... quando estiver a comer um doce típico da Grécia, molhado com 3 gotas de vinho do Porto - mais não porque estou grávida, recordar-me-ei de ti, a sério)!
    Que a dita ‘solidariedade europeia’ se alastre a países não europeus.
    :)
    Beijos

     
  • At 7:25 da tarde, maio 09, 2006, Blogger Sara MM said…

    nem sabia que isso existia :o|


    BJss

     
  • At 8:01 da tarde, maio 09, 2006, Blogger papoilasaltitante said…

    Feliz dia da Europa e que ela VIVA e se construa apesar de todos altos e baixos. Eu sou uma europeia convicta e subscrevo inteiramente o teu último parágrafo. Penso que resume tudo!
    Bjs

     
  • At 11:41 da tarde, maio 09, 2006, Blogger Kalinka said…

    PERIFÉRICO
    Começo por te agradecer teres-me colocado com os pés no chão, e ficar a saber todas essas coisas que aqui escreveste...é, que ultimamente ando noutro mundo, mas por acaso hoje ouvi uma notícia na rádio, que ia haver qualquer coisa, no «Café Martinho da Arcada» na Praça do Comércio, em Lisboa, mas não me apercebi o que era, agora ao ler o comentário da «penélope», é que me veio à ideia aquilo que ouvi.
    FELIZ DIA DA EUROPA...!!!
    Quero contudo agradecer o teu contributo no meu kalinka, sobre a tão falada «Casa da Musica», muito obrigado por tudo o que lá expões e pela tua partilha. Beijokas.

     
  • At 7:47 da manhã, maio 10, 2006, Blogger Pitucha said…

    Periférico
    Partilho dos teus sonhos, ambições e certezas quanto à União europeia.
    Viva a Europa.

     
  • At 11:40 da manhã, maio 10, 2006, Blogger Mónica Lice said…

    Espero que o teu dia da Europa tenha sido bom!:)

     
  • At 3:15 da tarde, maio 10, 2006, Blogger teresa.com said…

    estou a SaraMM, nem sabia que isto existia...
    mas se existe, festejemos!!
    Bom dia Europa!

     
  • At 5:41 da tarde, maio 10, 2006, Blogger armando s. sousa said…

    Se a construcção da União Europeia tiver sucesso, será um farol para o Mundo.

    Um abraço.

     
  • At 5:47 da tarde, maio 10, 2006, Blogger izzolda said…

    Também creio que a União Europeia ainda terá um grande futuro. E já nem concebo Portugal sem Europa (aliás, pouco o conheci não-Europeu); só é pena que nos mantenhamos sempre nas posições inferiores dos rankings e não seja tudo mais igualitário....mas isso já é outra história e a culpa é nossa e não da Europa.

    Portanto, viva a Europa e a diversidade que nos une!

     
  • At 7:24 da tarde, maio 10, 2006, Blogger kiko said…

    De ter grande futuro, concordo, de se afirmar pela diversidade, também, mas que dizer da primazia eco à social ou das grandes massas em detrimento da diferença!? Sei que o problema não é da ideia em si, mas antes dos que a vão tornando possível... ;) abraço

     
  • At 12:32 da manhã, maio 11, 2006, Blogger JPF said…

    Belo texto Periférico !
    É preciso é passar as boas intenções à prática.

     

Enviar um comentário

<< Home