Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, abril 21, 2006

A Harmonia das Nações

A festa da música deste ano tem uma bela designação A Harmonia das Nações e é uma viagem musical pela Europa Barroca. O programa refere-se à música do período que medeia entre 1600 e 1750 e inclui Bach, Handel, Telemann, Purcell, Vivaldi, Carlos Seixas e Francisco António Almeida.

Esta foi uma época em que esta “nova” música, através dos seus elementos estilísticos, ajudou a cimentar uma identidade europeia. A identidade de um país, de uma região, de um continente está sempre intimamente ligada à sua cultura e suas manifestações.

George Steiner, na sua dissertação sobre a “A Ideia de Europa” aponta-nos outro curioso marcador da nossa identidade europeia: “A Europa é feita de cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa, aos cafés de Odessa frequentados pelos gangsters de Isaac Babel. Vão dos cafés de Copenhaga, onde Kierkegaard passava nos seus passeios concentrados, aos balcões de Palermo. […] Desenhe-se o mapa das cafetarias e obter-se-á um dos marcadores essenciais da “ideia de Europa”.

Música e Cafés uma bela associação para nos sentirmos Europeus! ;-)

Bom Fim-de-Semana.

10 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home