Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, outubro 18, 2005

Cinema Periférico




Notícia hoje o jornal Público no suplemento Local Porto que o cinema Nun’Álvares tem o futuro incerto e que a partir do final do ano está em risco de fechar. Embora fique triste se isto acontecer, por se tratar de uma sala que nos últimos anos se assumiu como veículo de filmes alternativos ao mainstream e por ser a última das salas tradicionais do Porto que mantém uma programação comercial regular, não fiquei surpreendido com a notícia.

Já em Julho a propósito de um filme que lá vi comentava aqui ter ficado surpreendido com o horário da sessão vespertina das 18:30. Se um cinema quer ter público e ainda por cima aposta em cinematografias alternativas e de qualidade à oferta generalista de muitos dos complexos multiplex, não pode ter uma sessão às 18:30. É meio caminho andado para ter a sala vazia. O seu público-alvo também trabalha, não é todo estudante certamente. Não digo que esta seja a razão principal da quebra de espectadores, mas certamente que contribui para o declínio de público a que esta sala tem assistido.

Diz António Costa da Medeia Filmes: "O Porto infelizmente não é Paris. As pessoas vivem cada vez mais na periferia e lá há muitas salas, nos complexos multiplex dos centros comerciais. E as pessoas que vivem no Porto também se deslocam para lá".

Não deixa de ter piada comparar uma cidade como Paris, em que só a cidade tem 2 milhões de habitantes e a sua área metropolitana apenas 9,6 milhões de habitantes, com o Porto. O Porto cidade tem apenas 260 mil habitantes, de facto o Porto não é Paris. Mesmo a população da área metropolitana do Porto não chega ao total da Cidade das Luzes, quedando-se por 1,4 milhões de habitantes.

Em Paris não duvido que uma sala como o Nun’Álvares tivesse público, a massa populacional da cidade dá para isso e muito mais, já para não falar nos hábitos culturais enraizados. Agora se calhar não fazia mal nenhum ao senhor António Costa meditar no horário das sessões. Com uma sessão às 18:30 e outra às 22:00, a sessão das 18:30 está, no meu ponto de vista, irremediavelmente condenada ao fracasso. Era muito mais sensato e razoável ter uma sessão às 19:30.

Há que ter respeito pelo público.

7 Comentários:

  • At 9:07 da tarde, outubro 18, 2005, Blogger Poor said…

    tu nem me digas uma coisa destas!!!

     
  • At 9:59 da manhã, outubro 19, 2005, Blogger Sukie said…

    É mesmo. Eu adoro cinema alternativo, ando cada vez mais com menos paciência para coisas hollywodescas :(

     
  • At 11:09 da manhã, outubro 19, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    POrto e Paris. Tudo a ver, realmente! :\

    Aconteceu há uns anos o mesmo aqui num cinema de Aveiro. Acho um pouco absurdo haver inúmeras salas de cinemas em hipermercados e centros comerciais, todos encostados uns aos outros e pensarem em construir mais em complexos parecidos.
    Hoje em dia as salas de cinema não enchem, como antigamente. Acho uma pena acabarem com esse cinema :|

    Ninguém respeita o público e ninguém está interessado em conhecer-nos os interesses.

    Beijos *

     
  • At 3:58 da tarde, outubro 19, 2005, Blogger izzolda said…

    E as sessões à meia-noite ocasionais, tão, tão concorridas (NOT!) que até são *mais caras*. Porque nos fazem o favor de as ter. E a simpatia deles, verdadeiramente contagiante! Isto da última vez que lá fui. Porque desde essa vez em que os achei tão simpáticos, tão simpáticos, não voltei lá mais. [Pena pelos filmes que depois tenho de ver em DVD.] Mas tenho muito mais pena do Batalha, fechado há anos...

     
  • At 4:58 da tarde, outubro 19, 2005, Blogger armando s. sousa said…

    Olá Periférico,
    É pena mas parece-me que este tipo de salas estão de alguma forma condenadas desaparecer lentamente. A maneira de ver cinema, especialmente por parte dos jovens, evolui exactamente no sentido que António Costa diz. Será muito díficil conseguir aguentar um cinema como este.
    Um abraço.

     
  • At 3:57 da tarde, outubro 20, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Amarremo-nos à porta do Nun'Alvares!!!!

     
  • At 5:01 da tarde, outubro 20, 2005, Blogger Maria Heli said…

    Nun`Alvares é uma sala de boas recordações e de filmes que me marcaram a vida.
    Foi lá que vi o Carteiro de Pablo Neruda 3 vezes.
    Foi lá que vi tantos outros bons filmes...sem o cheiro a pipocas em volta. Não é que não goste de pipocas. Mas salas destas são para ir ver um filme.Ver pura e simplesmente um filme!
    ficarei, ainda, com mais saudades
    bjos

     

Enviar um comentário

<< Home