Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, outubro 04, 2005

Concerto Periférico



Alertado para o evento por uma notícia do Diário Digital da semana passada registei na minha agenda o concerto gratuito de Lloyd Cole em Ermesinde no passado Sábado dia 1 de Outubro.

Ainda um pouco incrédulo resolvi consultar e confirmar na secção Local do Público do passado Sábado que o concerto estava mesmo agendado. Não estando muito familiarizado com a malha urbana de Ermesinde cheguei por volta das 21:00 horas ao local do evento, um pequeno anfiteatro ao ar livre virado para um lago artificial onde repousava o palco, no Parque Urbano Dr. Fernando Melo. (Confesso que me faz um pouco de confusão estes autarcas que dão o seu nome a obras em vida, mas adiante).

Concerto acústico, sem rede, Lloyd Cole só em palco. Descontraído e com o seu subtil sentido de humor o músico escocês passou em retrospectiva, durante cerca de uma hora e vinte, a sua carreira com especial destaque para as canções do último álbum “Music in a Foreign Language”.

Este concerto foi mais uma constatação de que a música, quando é boa, sobrevive ao tempo e que a qualidade de uma canção também se mede pelo o facto de resultar bem neste registo acústico e solitário.

A acreditar na apresentação que fizeram os promotores do evento antes de se iniciar o concerto, Lloyd Cole deslocou-se propositadamente a Portugal para tocar ali no Parque Urbano de Ermesinde e fechar um ciclo de concertos que naquele local tiveram lugar durante o Verão. Lloyd Cole deve gostar mesmo do nosso país, relembre-se que já cá vinha dar concertos quando Portugal ainda não fazia parte das rotas das tournées dos grandes artistas internacionais.

Não sei se estarmos a uma semana das eleições autárquicas terá tido algo a ver com a escolha e agendamento deste excelente nome da música internacional para encerrar o tal ciclo de concertos do qual desconheço os outros nomes, mas valeu bem a pena esta deslocação a Ermesinde.

Insólito e a provar que as periferias por vezes também mexem culturalmente.

6 Comentários:

  • At 6:41 da tarde, outubro 04, 2005, Blogger Sara MM said…

    Mexem as periferias e mexem os periféricos!
    Ai que saudades de um concerto!!!!

    Ao menos que as campanhas sirvam para alguma coisa :o)
    Deve ter sido mesmo bom... e ao ar livre (som à parte) ainda melhor!

    BJs
    PS- não é só a música que sobrevive ao tempo!

     
  • At 8:01 da tarde, outubro 04, 2005, Blogger Poor said…

    Loyd cole é um clássico, sem dúvida!Passou-me ao lado, senão ainda tinha ido!:)não se pode saber de tudo, não é?
    **

     
  • At 1:10 da manhã, outubro 05, 2005, Blogger Pedro Estácio said…

    INACREDITÁVEL!!! Tão perto de Ermesinde e não sabia que o Lloyd Cole ia dar esse concerto!!!

    :(..

    Estou COMPLETAMENTE e ABSOLUTAMENTE desolado!!!

    Abrç,
    Pedro Estácio

     
  • At 2:36 da tarde, outubro 05, 2005, Blogger Kalinka said…

    Por essas e por outras é que no meu blog, por vezes, coloco «eventos que se vão realizar» como forma de «relembrar» as pessoas que não têm conhecimento ou tempo para pesquisar tudo.
    No entanto, esses eventos que vou informando desde o princípio que tiveram pouquíssima apreciação...daí que, já não coloco com tanta frequência.
    Mas, continuo a achar que o público é que manda, tal como um jornal ou revista ter mais leitura que outros, é sinal de que o público os prefere, e eu assim fiz!

    Periférico, vê a sorte que tiveste em assistir a um espectáculo desses...
    Bom feriado.

     
  • At 11:08 da manhã, outubro 06, 2005, Blogger noasfalto said…

    Quem diria? Lloyd Cole em Ermesinde! Periféricamente inacreditável!

     
  • At 1:04 da tarde, outubro 06, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    As periferias continuam a surpreender-me.

    Um beijo grande *

     

Enviar um comentário

<< Home