Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, novembro 04, 2005

HINO PERIFÉRICO



Em pleno Atlântico, a uma latitude africana, numa ilha que marca o início da grande aventura e desígnio nacional que foram os Descobrimentos, não deixa de ser comovente, emocionante mesmo, escutar de pé, em pose solene o Hino da Alegria. Hino esse que representa o sonho de uma Europa una, solidária e fraterna.

Pode-se considerar um sonho utópico e até me podem acusar de ingénuo, mas arrepia-me ver 300 pessoas de mais de 20 nações europeias de pé a escutar o Hino da Alegria como se fosse o hino de todos os europeus.

O caminho é longo e cheio de obstáculos, mas no fundo todos queremos mais da Europa, aspiramos a mais e não a menos. Jacques Délors, esse grande presidente da Comissão Europeia — que infelizmente ainda não teve um sucessor à altura — , dizia que:” A Europa é como uma bicicleta, se pararmos de pedalar caímos todos”. Muito eurocépticos chamam a isto de “fuga para a frente” : diria antes que é um método que funciona desde que se saiba pedalar e se saiba para onde se quer ir.

Há que manter o sonho Europeu vivo, lembrarmo-nos do longo caminho já percorrido desde o final da II Guerra Mundial. Nos momentos de crise há tendência a valorizar os aspectos negativos, quando por vezes seria mais construtivo analisar o que já foi alcançado, destacar o lado positivo. Perante as dificuldades, impasses e fracassos recentes somos tentados a esquecer o que já se conseguiu.

Posso ser sonhador ou até utópico, mas acredito que a União Europeia tem um grande Futuro à sua frente. E tudo isto porque me arrepio quando ouço de pé, em pose solene, no meio de 300 pessoas de mais de 20 nacionalidades o Hino da Alegria.

Há que continuar a pedalar!

5 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home