Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

O Apelo do Deserto

Em 1976, durante a 2ª edição da prova Abidjan-Nice, Thierry Sabine perdeu-se ao volante da sua moto em pleno deserto, na Líbia, e ficou três dias isolado à espera de ser resgatado. Essa experiência marcante levou-o a idealizar uma prova que atravessasse o continente africano e assim nasceu em 1979 o Paris-Dakar. O seu destino ficou ligado para sempre ao deserto quando a 14 de Janeiro de 1986, 8ª edição do Dakar, no Mali, o helicóptero que o transportava foi apanhado numa tempestade, embateu numa duna e explodiu. Todos os ocupantes morreram, o Dakar ficou órfão do seu mentor e as suas cinzas foram lançadas no deserto. Os africanos chamavam-lhe o Anjo Branco.

Há algo no Deserto que escapa à nossa compreensão, há um apelo, algo que nos atrai. Thierry Sabine tinha uma frase sobre o Dakar que cristaliza esse apelo do deserto “Um desafio para os que vão, um sonho para os que ficam”.

12 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home