Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, maio 31, 2006

Este mar que nos une

Ontem na feira do livro do Porto 22:15:

Eu sei que o país é Portugal, que o tema é o mar que nos une a Angola e à lusofonia, mas é que enquanto escrevo estas linhas já estou há quase 45 minutos à espera que comece o debate. Noutro país qualquer de uma latitude mais a norte o público já teria debandado, ou duvidado da ocorrência do evento, mas aqui reage com uma aparente normalidade. E, observando in loco, parte do atraso é aparentemente justificado devido a uma profissional da comunicação social que resolveu entrevistar os escritores intervenientes para a televisão já depois da hora prevista para a sessão começar (21:30), ou seja uma manifesta falta de respeito perante o público que continua a aguardar pacientemente.

No entanto, valeu a pena a espera, a sessão contava com a presença dos escritores angolanos Ana Paula Tavares e José Eduardo Agualusa, e dos escritores portugueses Manuel Jorge Marmelo e Francisco José Viegas. Devo confessar que foi a presença de dois deles que me fez deslocar propositadamente ontem ao café literário da feira do livro do Porto, a saber Francisco José Viegas e José Eduardo Agualusa. Sou leitor, admiro ambos e por essas leituras sempre achei que a sensibilidade da sua escrita tinha muitos pontos em comum. Dito isto foi interessante constatar ao vivo a cumplicidade, a empatia e amizade existente entre os dois, que nos brindaram com algumas deliciosas histórias sobre sotaques e sobre a diversidade e riqueza da língua portuguesa.

É de salutar quando a feira do livro proporciona estes momentos de encontro entre os leitores e os seus escritores.

7 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home