Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, novembro 17, 2006

O Mundo no Feminino

Ségolène Royal, foi ontem eleita pelos militantes socialistas franceses para ser a candidata do Partido Socialista às eleições presidenciais de 2007, com uma votação clara de 60,62%, contra 20,83% de Dominique Strauss-Kahn (ex-ministro da economia) e 18,54% de Laurent Fabius (ex-primeiro-ministro), dois históricos do PS francês e seus rivais nestas “primárias”.

Nascida a 22 de Setembro de 1953 em Dakar (Senegal), onde estava destacado seu pai, militar de alta patente, Ségolène Royal foi eleita pela primeira vez deputada aos 35 anos, nomeada pela primeira vez ministra aos 38 anos, ganhou a presidência da região de Poitou-Charentes em 2004 e agora aos 53 anos torna-se na primeira mulher com possibilidades reais de chegar ao Palácio do Eliseu.

Nos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, nascida a 26 de Março de 1940 em Baltimore, tornou-se a semana passada na primeira mulher Presidente da Câmara dos Representantes (Speaker of the House) norte americana. E a republicana Condoleezza Rice, nascida a 14 de Novembro de 1954, em Birmingham, Alabama, continua a ser a todo-poderosa Secretária de Estado, a segunda mulher a deter este cargo, a primeira foi a democrata Madeleine Albright.

Há de chegar um dia em que este será o paradigma, um Mundo no Feminino, por enquanto, vai sendo “ainda” notícia quando uma mulher atinge um lugar de destaque ou assume um alto cargo. Hoje em dia diz-se que por trás de um grande homem está uma grande mulher, qualquer dia passaremos a dizer por trás de uma grande mulher está um grande homem! ;-)

Bom fim-de-semana

4 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home