Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Faits Divers

#1 Ontem à noite o calor da lusofonia e dos ritmos africanos aqueceu a noite, ou melhor o princípio da noite que aqui os concertos começam às 20:00, Bruxelense. Numa sala muito bem composta, Ancienne Belgique, Sara Tavares cantou e encantou com o seu talento, a sua presença, a sua simpatia. Demonstrou uma maturidade artística impressionante, e cometeu a proeza de ter conseguido levar mesmo a parte mais tímida e empedernida do público a abanar as ancas e mexer-se ao som destes ritmos que ligam a África, o Brasil e Portugal: Balancé yeah, Balancé Yoh… Além disso tive o prazer de conhecer mais um membro do Gang de Bruxelas, a Bia de Sal!

#2 Hoje de manhã tive que fazer uma apresentação a um grupo de estudantes, que eram na sua maioria originários de países africanos e asiáticos. No final fui abordado em português por um estudante do Zimbabué e outro de Timor Leste. Com este último tive uma certa pena que não tivéssemos conseguido trocar mais que duas frases em Português, foram realmente anos e anos de uma ocupação bárbara por parte da Indonésia e este é o resultado merecido do abandono a que os votámos em 1975: Um estudante Timorense com quem não consegui trocar mais de duas frases em Português. No entanto, trocámos bastantes sorrisos e ele aparentemente ficou feliz por falar com um português.

#3 Ontem e hoje foi dia de Conselho aqui em Bruxelas, ou seja, uma série de restrições ao trânsito, barreiras policiais, sirenes, comitivas a alta velocidade, enfim um circo, que causa transtorno a quem tem que fazer a sua vida normal nesta cidade. Hoje, durante a hora de almoço, tive que me deslocar ao meu recente Banco Belga, que por acaso é Italiano, para levantar os meus cartões de débito e de crédito. Novato na cidade, deparo-me com a rotunda de Schumann cortada também ao trânsito pedonal. Já estava a dizer mal da minha vida, a pensar como iria contornar tão penoso obstáculo para ir até à minha agência bancária, quando reparei que era um VIP nesta cidade! Bastou-me mostrar o meu Badge de "funcionário" mesmo que temporário da Comissão, e tão imponente barreira deixou-me passar. Confesso-vos que me senti um bocadinho assim como quando se entra num clube exclusivo e teve graça atravessar aquela rotunda pelo asfalto sem nenhum carro. ;-)

# 4 Nestes últimos dias tem estado sol, logo há quem não se queixe do tempo ;-)

Bom fim-de-semana!!!

4 Comentários:

  • At 7:01 da tarde, dezembro 15, 2006, Anonymous Anónimo said…

    Com um timorense não falas em português, com um macaense não falas em português, mas vai até Malaca e falarás em português.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

     
  • At 9:16 da tarde, dezembro 15, 2006, Blogger purita said…

    tu andas é a divertir-te com os links!!seu doido excessivo!:D

     
  • At 12:08 da manhã, dezembro 17, 2006, Blogger Pitucha said…

    Interdito, é completamente interdito falar do tempo quando está sol! Pelo menos em Bruxelas. Considero-te pessoalmente responsável pela chuva que caiu todo este santo dia de sábado!
    Outra igual e convoco uma reunião de urgência para te retirar o cartão de membro do gang... (muito mais importante do que esse que te abre as barreiras do quarteirão europeu)
    ;-)
    Beijos

     
  • At 11:22 da tarde, dezembro 17, 2006, Blogger Kalinka said…

    Olá Periférico
    Vejo que já estás completamente integrado no Gang de Bruxelas...assim é que é!
    E, os concertos começarem às 20h é que está certo, certíssimo...estive agora em NY e também fui a um espectáculo na Broadway que começou às 20h.
    Só nesta terrinha começa tudo tardíssimo...não parece pertencer à Europa e muito menos ao Mundo.

    Deixo-te um abraço quentinho numa noite muitoooooooo fria de Dezembro

     

Enviar um comentário

<< Home