Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

segunda-feira, março 07, 2005

Um Poeta Periférico

Hoje a inspiração não me chega, mas como se costuma dizer que somos um país de poetas resolvi socorrer-me da poesia. José Tolentino Mendonça poeta contemporâneo foi-me "apresentado" por uma pessoa que me é muito próxima, logo numa primeira leitura este poema ficou-me gravado na memória e à flor da pele. Acho simplesmente lindo este poema:

Calle Principe, 25

Perdemos repentinamente
a profundidade dos campos
os enigmas singulares
a claridade que juramos
a conservar
mas levamos anos
a esquecer alguém
que nos olhou apenas

de Baldios(1999)

.

5 Comentários:

  • At 7:42 da tarde, março 07, 2005, Blogger xein said…

    Às vezes um olhar basta mais que meia dúzia de palavras ou mesmo vinte dúzias das mesmas!!! O olhar de quem mais queremos é mesmo um poema aos nossos ouvidos!

    Sente-te!!!

     
  • At 11:08 da tarde, março 07, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    O poema é lindo. Desconhecia o poeta; vou aceitar a dica e procurar mais.

    Há pequenos gestos que de tão especiais que são, ficam-nos gravados para sempre. Não só na memória, mas no coração.
    Nem sempre é salutar, mas traz-nos um significado diferente à vida. Um gosto agri-doce.

    Obrigada pela visita no meu Paraíso :) Beijinhos *

     
  • At 11:18 da manhã, março 08, 2005, Blogger Poor said…

    Eu conheço isto de algum lado...;)

     
  • At 3:56 da tarde, março 08, 2005, Anonymous Anónimo said…

    o josé tolentino mendonça é um homem com uma beleza sublime inacreditável e de tirar o folêgo a qualquer um, principalmente porque tão simples. já ofereci vários exemplares do seu (na minha opinião)livro "baldios". hoje à noite, mais um terá a honra de ser iniciado neste mundo imagético e real ao mesmo tempo. difícil difícil às vezes, é acreditar que ele é padre!

    boas leituras... o vosso mundo nunca mais será o mesmo :)

     
  • At 4:02 da tarde, março 08, 2005, Anonymous Anónimo said…

    e queria eu dizer o seu melhor (na minha opinião) livro até hoje "baldios"...permitam-me a correcção. com este homem eu perco o norte...ou melhor, encontro-o :)

     

Enviar um comentário

<< Home