Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, abril 29, 2005

Cultura esse parente pobre

Mais um dos belos exemplos em que é pródigo o nosso país, segundo uma notícia do Público falhou a tentativa de um movimento de cidadãos da cidade de Lisboa em ver classificado um edifício em que viveu Almeida Garret.



De acordo com esta notícia esse movimento (Fórum Cidadania Lisboa) entregou em Fevereiro à autarquia de Lisboa, ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e ao Instituto Camões uma petição com mais de 2300 assinaturas a pedir a preservação do edifício e a sua transformação numa casa-museu dedicada à memória do escritor.

Para mim a melhor parte da história, tirando as intrigas políticas e o habitual jogo do empurra das responsabilidades, é que o proprietário do edifício é o Ministério da Economia. Quer dizer o estado português não consegue resolver uma questão que no fundo se passa toda dentro da sua esfera.

Perde a Cultura, que é sempre o elo mais fraco!

1 Comentários:

  • At 5:40 da tarde, abril 29, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Oh Periférico!!! como eu te compreendo! Este país é incrível! Para esta gente a ideia de progresso é pura e simplesmente destruir o passado e a história, para contruir um futuro em que, se não nos lembrarmos quem somos e de onde vimos, nos vai fazer perder a identidade! Querem construir uma estrada? Simples, destruam o aqueduto das águas livres! Querem construir apartamentos de luxo? Simples, deitem abaixo aquele prédio que está a cair e está e já ninguém se lembra do que era..a sede da PIDE? ah pois! Disso ninguém se quer lembrar por isso não faz mal nenhum desaparecer. Almeida Garret?, deixem lá, temos os livros dele, é suficiente! Um homem que foi dramaturgo, político, pensador, humanista, escritor, a quem devemos, por exemplo, o Teatro Nacional D. Maria II! Os ingleses imaginaram em Londres a casa de alguém imaginário, que no entanto vive nos corações de todos os que acompanharam nos livros, séries e filmes. Falo do mítico Sherlock Holmes, evidentemente, visita que recomendo a todos os que passarem pela capital inglesa! E que é um sucesso! e depois vamos aqui aos nossos vizinhos espanhóis e achamos que eles é que sabem fazer as coisas como deve de ser! E se prestássemos mais atenção à forma como eles cuidam do seu próprio património e seguíssemos o seu exemplo de forma positiva? Eles não precisam de quotas obrigatórias para passarem música espanhola na rádio, qualquer calhau no meio do nada que possa remotamente ter a ver com seja o que for está devidamente assinalado na estrada e paga-se para visitar...são apenas alguns exemplos! Olhar para eles e aprender a gostar mais de nós!

     

Enviar um comentário

<< Home