Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Azimute

do Ár. assimut, caminhos, direcções

s. m.,
arco do horizonte entre o meridiano do lugar e o círculo vertical que passa por um corpo celeste;

Não sei onde fica Meca, nem para que lado fica Paris ou Antuérpia. O meu sentido de orientação na capital europeia ainda é feito por referências de proximidade. Tenho noção das redondezas, mas não do mapa geral. Algumas zonas, onde vivo, onde trabalho, onde compro, onde como, onde passeio vou conhecendo, mas é como se fossem peças de um puzzle ligadas pelos túneis do metro.

Ainda não assimilei a lógica geográfica desta cidade, se é que tem uma, não nos esqueçamos que estamos na Bélgica e aqui nem sempre as coisas têm lógica… como a história das comunas, umas miniaturas de câmaras municipais burocráticas, importadas do sistema administrativo francês, cada uma com o seu território, o seu feudo, a sua polícia e as suas competências próprias na administração municipal.

Felizmente a Comuna em que eu moro tem o mesmo nome da cidade, o que poupa memória no meu disco rígido, mas tenho que vencer esta preguiça mental, porque só conhecendo as comunas, as peças do puzzle que formam a cidade de Bruxelas vou entender a sua lógica geográfica, saber onde está o Norte e o Sul, o Este e o Oeste e vou poder tirar os azimutes ao coração da Europa.

Mesmo assim, já me surpreendi a mim próprio a dar orientações a turistas como um verdadeiro Bruxellois, o que me induz a pensar que o que me falta para compreender e assimilar a lógica geográfica desta cidade é mesmo uma questão de juntar as peças do puzzle, arranjar uma bússola, pegar num mapa e tirar os azimutes… ;-)

Bom fim-de-semana!

7 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home