Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, março 23, 2005

Insólito mas pelos vistos eficaz!!!



Mais uma notícia recolhida nos jornais do avião que me trouxe de regresso à periferia, que pode ser uma boa sugestão de um método inovador e pelos vistos eficaz de combater a evasão fiscal. Que dirá o nosso novo ministro das finanças? Será que pega na ideia? Só é pena não ter um toque de choque tecnológico... e a tecnologia aplicada ser bastante ancestral ;-)!

Na Índia, o fisco de Rajahmundry, no Andhra Pradesh, contratou tocadores de tambor para fazer chegar à razão os contribuintes recalcitrantes. Os dappu instalam-se frente à habitação dos maus pagadores e tocam sem repouso até estes terminarem por regularizar a sua dívida. Vinte grupos de batedores foram mobilizados para esta tarefa. Cada cobrança é recompensada por um prémio. O método revela-se pelos vistos eficaz: numa semana, o fisco recuperou 18% de impostos por pagar. Fiscais dos impostos foram igualmente destacados para difundir por altifalante nos templos religiosos o nome dos devedores inveterados.

Não acham que é uma boa ideia para combater a evasão fiscal em Portugal?
Já imaginaram as reacções dos vizinhos? Devia dar origem a cenas hilariantes de Portugal no seu melhor :-)!

12 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home