Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

segunda-feira, março 21, 2005

Como caçar um antílope sem deixar o seu sofá!!!



Na viagem de regresso à periferia descobri nas proveitosas leituras da imprensa estrangeira esta insólita nova modalidade de caça.

A Internet está mais rica e conta com uma nova perversão. O empresário texano John Lockwood criou um site (www.live-shot.com) no qual o cibernauta, tranquilamente sentado na sua cadeira e à distância de um só click, pode disparar balas verdadeiras sobre a caça do seu rancho privado em San Antonio.

Para se tornar membro deste “clube" o utilizador paga um direito de entrada de 14.95$ doláres que lhe permite aceder durante 30 dias a esta “Reserva de Caça”. Por cada sessão o “caçador” online paga 5.95$ doláres e dispõe então de 20 minutos para dez tiros. Pode ainda pagar mais 9,95$ doláres para ter direito a um DVD com a gravação da sua sessão!!!

Como é que tudo funciona? Existe uma câmara teleguiada com uma mira que se encontra acoplada a uma espingarda, e que transmite ao utilizador imagens da zona de caça. Através do rato o “caçador” online controla a arma, faz pontaria e ao avistar um antílope, um javali, ou uma das outras espécies disponíveis no catálogo desta reserva, dispara a arma clicando no rato!!! (Demonstração Video)

Para impedir que se dispare sobre animais que não constam do catálogo existe um vigia encarregado de velar pelo bom desenrolar das operações no terreno. Desconheço se alguém já fez pontaria a este vigia, mas não lhe invejo a função!

Esta nova modalidade de caça como é natural já deu origem a controvérsia. Vejamos algumas das reacções:

“Disparar sobre um animal a partir de um ecrã, com uma arma telecomandada como num vídeo jogo, não tem nada a ver com a caça comum, é contrário a qualquer norma ética” insurge-se Kirby Brown, o director do Texas Wildlife Association, uma associação de caçadores. Não sabia que a caça tinha uma ética, mas estamos sempre a aprender!

Até mesmo a associação texana dos caçadores de caça grossa critica esta nova prática e prepara uma proposta de lei que proíba a caça teleguiada. Quanto a mim, este Jonh Lockwood deve estar certamente a roubar cota de mercado a esta associação, só pode!

Mas o criador desta nova modalidade de caça não compreende a polémica. Segundo Jonh Lockwood, não há grande diferença entre a caça sobre o ecrã e a caça tradicional texana, onde se atrai a caça com alimento antes de disparar a partir de uma cabana de tiro. Além disso vê ainda outras vantagens pois permite às pessoas deficientes e aos soldados em missão continuarem a entregar-se à sua paixão pela caça. E defende: “desde que o homem parou de correr atrás da caça e a matá-la com as mãos nuas, o caçador não cessou de tomar as suas distâncias no que diz respeito ao animal e de aumentar a sua eficácia”. Adoro este argumento do aumento de eficácia!

Para finalizar uma nota curiosa que diz muito desta polémica e do que se entende como ética de caça. Desde 2001, o recurso ao Robo-Duck, pato artificial que serve para atrair o seu semelhante de carne e osso, é proibido aos caçadores do Estado de Washington: violava o princípio fair-play.

Meus caros termino como diria o saudoso Fernando Pessa: “E esta hem?”

11 Comentários:

  • At 4:12 da tarde, março 21, 2005, Blogger Periférico said…

    Eu também Angela, por isso é que fiquei siderado com esta nova modalidade de caça online! Tira-me do sério este aumento de eficácia como lhe chama o autor do site de caça on-line.

     
  • At 4:14 da tarde, março 21, 2005, Blogger Poor said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 4:18 da tarde, março 21, 2005, Blogger Poor said…

    É de bradar aos céus!Poing Poing, lá se foi mais um coelhinho, ó amélia, então essas pipocas???
    Eu gostei sobretudo do argumento dos deficientes e dos soldados em missão, é comovente!
    De rir!
    Olha lá, isto de chegar e fazer publicidade no meu blog vai ser devidamente cobrado mediante a emissão da respectiva notinha!:)
    Ao menos comentavas as minhas palermices!
    Seja bem regressado!

     
  • At 4:28 da tarde, março 21, 2005, Blogger Periférico said…

    Amie, não sejas injusta que eu comentei as tuas parlemices: disse que também tinha direito aos meus 15 minutos de fama ;-)!!!

     
  • At 4:52 da tarde, março 21, 2005, Blogger Poor said…

    aguarda a notinha para pagares com juros!!!!!trau!

     
  • At 4:58 da tarde, março 21, 2005, Blogger Periférico said…

    quanto é a dolorosa amie? ;-) pelos vistos a publicidade no teu blog só teve a tua visita como resultado, não se pode dizer que tenha sido muito eficaz lol

     
  • At 5:16 da tarde, março 21, 2005, Blogger armando s. sousa said…

    Não gosto de caça, mas que esta ideia é mesmo maluca isso não restam dúvidas.
    Um abraço.

     
  • At 5:25 da tarde, março 21, 2005, Blogger Periférico said…

    Caro Armando, Eu também achei a ideia completamente despropositada.

    Um Abraço

     
  • At 8:00 da tarde, março 21, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Muito fixe... ainda bem que voltas-te. A eficácia deste canto Lusitano anda nas horas da amargura!
    Visista o meu blog aqui:-
    http://babushka.blogs.sapo.pt/

     
  • At 10:42 da tarde, março 21, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Olá!
    Bem-vindo à periferia! :)

    Essa notícia deixou-me não só perplexa como preocupada. Como pode a mente humana sujeitar-se a tais idiotices? Como pôde esta prática ser permitida? Bah, cada vez mais penso que este mundo é de loucos. Ainda dizem que o Homem é um ser racional... será mesmo?

    Um beijinho grande e boa terça-feira ;) *

     
  • At 3:46 da tarde, março 22, 2005, Blogger Periférico said…

    obrigado pela visita friedrich!

     

Enviar um comentário

<< Home