Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, abril 05, 2005

Novos Provérbios



Na minha geração crescia-se com o saber popular nacional, ditados como:

“Tempo é dinheiro”;

“Tudo está bem quando acaba em bem”;

“Tristezas não pagam dívidas”;

“Gato escaldado, de água fria tem medo”;

“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”;


só para citar alguns exemplos fazem parte do nosso processo de crescimento como pessoas e da nossa cultura lusófona. No entanto, em pleno século XXI, Portugal é um país diferente, passou de país de emigrantes para um país com várias colónias de imigrantes, em que se destaca pela sua expressão numérica a comunidade ucraniana.

Nestes tempos volta e meia a comunicação social fala dos filhos dos ucranianos, que se destacam nas nossas escolas como os melhores alunos, muitos deles dominando melhor o português que os próprios colegas de turma. Vi uma vez numa dessas reportagens uma menina ucraniana que era a melhor aluna do liceu responder algo a uma pergunta idiota duma jornalista que me impressionou:

“ Estás contente de ser a melhor aluna do liceu?” perguntava a jornalista;

“Não” retorquiu modestamente a rapariga;

“Porquê?” indagou a jornalista;

“Porque ainda não atingi o meu máximo” diz a rapariga com serenidade.

Que frase extraordinária! Apesar de ser a melhor aluna do liceu tinha a noção que ainda não tinha explorado tudo o que podia das suas capacidades. Isto contraria totalmente uma das nossas leis mais queridas e culturalmente enraizadas, a célebre lei do menor esforço.

Vem isto a propósito dum provérbio ucraniano que uma amiga minha partilhou ontem comigo. Estava essa minha amiga e a sua empregada ucraniana no sótão de sua casa quando, ao avistar o caos instalado, essa minha amiga suspira e diz que nem sabia por onde haviam de começar, ao que a sua empregada ucraniana retorquiu que a sua mãe lhe costumava dizer o seguinte:

“O que os olhos têm medo as mãos fazem!”

Outra frase extraordinária, em vez de nos deixarmos atolar e desanimar pela envergadura da tarefa urge passar à acção.

Achei este provérbio ucraniano estimulante e inspirador! Certamente que o irei usar nas horas de maior aperto profissional como "grito" motivador!

9 Comentários:

  • At 1:33 da tarde, abril 05, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Vi-me grega para ler aquelas letrinhas minúsculas! Grande desafio! Tive de passá-las para o bloco de notas para ler. :P

    Muito inspirador aquele provérbio ucraniano. E uma óptima lição para muitos de nós...
    A resposta da menina também me impressionou. É raro alguém ter consciência disso.

    Beijoka e bom dia ;) *

     
  • At 1:55 da tarde, abril 05, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Bem, acho que afinal o problema deve ter sido do meu browser. *

     
  • At 2:31 da tarde, abril 05, 2005, Blogger Poor said…

    Bom, mas quando as mãos não fazem podem os olhos ficar a ver!:D
    Essa postura também é muito tuga!Um escava o buraco e quatro ou cinco ficam a olhar!É o chamado apoio moral...

     
  • At 3:23 da tarde, abril 05, 2005, Blogger Periférico said…

    Cakau,

    a mim inspirou-me! ;-)

    bjs

    Amie,

    obrigado então pelo teu apoio moral ;-)

    bjs

    Angela,

    obrigado pelo estímulo

    bjs

     
  • At 5:19 da tarde, abril 05, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Extraordinário. Esta postura é de facto inspiradora... acho que todos podemos aprender a tê-la. Devagarinho, sempre que tivermos a tentação de facilitar, deixar andar e adiar temos a opção de parar e pensar. " Não, vou fazer isto já, ou vou fazer melhor porque consigo" O pensamento positivo é, de facto, metade do caminho que tem de se percorrer. E muitas vezes o difícil é começar...
    Agora vou trabalhar, e bem, porque EU SOU CAPAZ!
    bjos a todos, fui...

     
  • At 6:02 da tarde, abril 05, 2005, Blogger Periférico said…

    Dispersiva,

    obrigado pelo teu comentário inspirador e pela força!

    bjs

     
  • At 4:38 da tarde, abril 06, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Não tens nada que agradecer periférico! sempre às ordens e boas energias para todos!

     
  • At 4:38 da tarde, abril 06, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Não tens nada que agradecer periférico! sempre às ordens e boas energias para todos!

     
  • At 4:38 da tarde, abril 06, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Não tens nada que agradecer periférico! sempre às ordens e boas energias para todos!

     

Enviar um comentário

<< Home