Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quinta-feira, maio 19, 2005

SU DOKU

Este jogo é fascinante! O jornal Público começou a publicá-lo ontem na sua última página.

Parece que foi inventado nos Estados Unidos nos anos 80, mas foi no Japão que alcançou grande êxito, uma vez que as palavras cruzadas são um passatempo impossível para o alfabeto japonês.



O objectivo é simples: cada pequeno quadrado (3X3), cada fila horizontal e cada fila vertical têm de conter os números de 1 a 9, sem repetição, e cada problema só tem uma solução possível.



Este jogo pode tornar-se um vício e uma obsessão, já foi comparado ao cubo mágico e pelos vistos está a gerar pequenos grupos de fanáticos por todo o mundo. No Reino Unido é um sucesso, começou a ser publicado em Novembro passado no The Times e agora quase todos os jornais britânicos têm problemas de SU DOKU.

Não deixa de ser curioso que na era tecnológica em que vivemos, um passatempo para qual basta uso de papel, caneta e os nossos neurónios esteja a causar tamanha sensação! :-)

Até ontem nunca tinha ouvido falar, mas parece-me um desafio lógico interessante e um passatempo inteligente. Não é preciso cálculos matemáticos, apenas o nosso raciocínio e lógica. Dizem que o tempo de resolução de um problema varia entre 10 a 30 minutos dependendo da nossa habilidade e experiência.

Para quem não tiver paciência e for pessimista ao ponto de querer ver a solução do problema que não está a conseguir resolver antes de morrer, já existem sites que dão a solução para os problemas, basta clicar aqui!

É pena ainda não ter tido tempo e vagar para devidamente o experimentar, mas fiquei curioso e penso que vou ficar cliente deste jogo ;-)!

7 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home