Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, junho 29, 2005

Balões, foguetes e tradições



A prática de soltar balões faz parte da tradição da festa de São João. Parece que no início, estes balões serviam para enviar pedidos e agradecimentos ao Santo. Hoje, esta tradição devia ser condenada, especialmente por causa dos riscos de poder provocar incêndios.

Num ano tão seco como este insiste-se na velha máxima e justificativa portuguesa que é a tradição, e a tradição diz que não há São João sem lançamento de Balão!

Na última 5ª feira, noite de São João, estava eu relaxado a comer umas sardinhas “regadas” com um belo verde fresquinho numa festa em casa de amigos, quando alguém repara num balão a arder no céu. A sua trajectória descendente levou-o a cair na mata por trás da casa. Rapidamente a mata começa a arder e logo alguém se apressa a chamar os bombeiros!

Enquanto os bombeiros não chegavam pegou-se nas mangueiras disponíveis e tentou-se humedecer a partir do telhado a vegetação mais próxima dos limites exteriores da casa! Felizmente o vento estava direccionado para o lado contrário, se não este fogo poderia ter tido consequências bem mais graves! Foi um São João com emoção!

Os bombeiros demoraram, e podem crer que não estou a exagerar, mais de meia a hora a chegar, e quando chegaram ainda se alongaram uns bons 15 minutos a pensar como deveriam agir: por onde haveriam de descer para a mata, quem descia, enfim um episódio algo caricato! O terreno era algo acidentado, mas eu pensava que seriam mais expeditos. Nesta altura o fogo já tinha ganho algumas proporções, mas felizmente tudo acabou em bem!

Donde veio o balão? Impossível saber, mas de certeza que esta inconsciência reinante se vai prolongar nas próximas festas de Agosto com o pessoal a não dispensar o imprescindível foguetório! Não há Romaria ou Santo que se preze que não tenha direito a uns belos foguetes! Independentemente do local ter ou não ter condições para fazer o seu lançamento, haverá sempre umas mentes sábias que dirão que é preciso preservar a tradição! E depois à boa maneira portuguesa seja o que Deus quiser!

6 Comentários:

  • At 5:27 da tarde, junho 29, 2005, Blogger Poor said…

    acho que se há altura em que os bombeiros estão sempre prontos a intervir é nestas dos santos!conhecem-se os riscos!Há coisas piores, tipo, invadir perímetros de segurança, ou simplesmente começar um fogo!:)ficaste lixado foi porque te interromperam a sardinhada!:D

     
  • At 5:46 da tarde, junho 29, 2005, Anonymous Anónimo said…

    Pois eu compreendo-te perfeitamente...a única vez na minha vida que eu pensei que ia morrer foi numa dessas indescritíveis festas de mês de agosto, numa bela terra chamada ribeira de pena, perto de vila pouca de aguiar. O fogo de artifício, do qual já não era muito fã e desde aí é só mesmo ao longe, fez ricochete na igreja e desceu, mesmo em direcção..... a mim...nem sem como me escapei dessa! Mas enfim...Se me tivessem interrompido a sardinhada ainda teria ficado mais chateada, de facto :) Ainda para mais regada a vinho verde ai ai..que heresia! mas tem de começar a haver mais civismo, mais assertividade e mais rapidez, de facto! Se não, qualquer dia vivemos todos num fósforo queimado. Deixo aqui, portanto, esse apelo.. bjos

     
  • At 6:19 da tarde, junho 29, 2005, Blogger panamá said…

    Pfff! O ano passado, nas comemorações do 25 de Abril, em Almada, com a merda do fogo de artifício, o meu pai, que estava de nariz posto no céu, levou com um projectil do fogo, mesmo abaixo do olho. No meio da merda de azar, teve uma sorte louca de não lhe ter acertado em cheio no olho. Não havia barreira nenhuma de segurança que indicasse o que teríamos de respeitar. E assim vamos nós, com práticas de terceiro mundo! Mas isto muda...tem que mudar!ai!
    beijos, querido:)

     
  • At 7:19 da tarde, junho 29, 2005, Blogger Sara MM said…

    Grande filme! Ainda bem que o Realizador (Mr D.) lhe deu um final feliz!!!

    Mas os "defeitos" dos bombeiros, cá para mim, são bem "merecidos" para toda a gente.... já que ninguém se esforça para que eles sejam bem pago e bem treinados, que seja uma das profissões mais reconhecidas e com mais beneficios que todos os politicos todos juntos!!!!
    BJS

     
  • At 7:29 da manhã, junho 30, 2005, Blogger Pitucha said…

    Periférico
    Por enquanto Deus vai querendo. Mas com tanta desgraça no mundo até ele, de vez em quando, tira os olhos desse cantinho à beira mar plantado.
    Beijos

     
  • At 12:53 da tarde, setembro 06, 2006, Anonymous Anónimo said…

    sinceramente, fico chocado com a falta de informação da população, isso sim é culpa da mídia.
    Hoje em dia os balões não caem mais apagados, pois o esmo são feitos com um material caro e seguro.
    O que falta é um cadastamento das turmas junto ao corpo de bombeiros, para que quando for soltar um balão todos sabem quem soltou e quem vai ser o responsável por qualquer tipo de incidente.
    Balão seguro SIM, amadores NÃO.

    natotsl@yahoo.com.br

     

Enviar um comentário

<< Home