Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, junho 22, 2005

Comboios

Gosto de comboios. Desde de pequenino que tenho um fascínio por este meio de transporte. Tenho pena é de viver num país em que o comboios são ineficientes e ultimamente só falados pelas piores razões, vítimas de uma criminalidade emergente em alguns subúrbios da capital.

Não consigo compreender como em pleno século XXI a linha Porto-Lisboa continue a ser feita em 3 horas, a bordo de um comboio sofisticado limitado na sua performance pela incompetência reinante neste país. Aos anos que as obras na linha do Norte se arrastam e esta continua inadequada à circulação do Pendolino (vulgo alfa pendular)!



Em 1994 quando ainda não era cota, eu e o meu melhor amigo resolvemos fazer um inter-rail, e passei todo o mês de Agosto desse ano percorrendo a Europa de mochila às costas de comboio em comboio! Impressionante até onde se pode ir neste meio de transporte!

Mas a intenção inicial desta divagação sobre comboios era falar na minha paixão desde pequenino pelos comboios eléctricos da marca alemã Märklín. Quando era pequeno e chegava esta altura do ano em que a escola terminava cumpria um ritual, montava no chão do meu quarto o comboio eléctrico que já era do meu Pai. Ele ajudava-me e também se divertia. Era fascinante pôr sinais, agulhas, passagens de nível, construir pontes, conceber estações, criar todo um universo imaginário no meu quarto.



Agora este comboio que tanto me fez sonhar em pequeno, encontra-se encaixotado em casa dos meus Pais à espera que eu encontre o espaço, o vagar e o tempo para o instalar em minha casa.

Isto passou-se ainda antes do Spectrum, numa época em que o digital era ainda imberbe e não se falava em realidades virtuais. Ontem resolvi fazer uma pesquisa no Google e dei de caras no site da Märklín com comandos digitais de locomotivas!



Os brinquedos também evoluem, ainda bem que tenho boa memória! :-)

9 Comentários:

  • At 4:11 da tarde, junho 22, 2005, Blogger Pitucha said…

    Eu tenho o privilégio de ter o Eurostar para Londres (2h20) e o Thalys para Paris (1h30)! É de facto muito bom e com a vantagem de que se parte e chega a locais mais centrais do que os aeroportos.

     
  • At 5:40 da tarde, junho 22, 2005, Blogger Poor said…

    e demora 3 horas quando não chega atrasado!e já nem dão os programas da SIC tão pedógicos, tipo malucos do riso!prefiro o intercidades, não cria tanta expectativa!

     
  • At 3:09 da tarde, junho 23, 2005, Blogger Maria Heli said…

    Olá, Periférico!
    Eu também adoro comboios e já postei sobre isso!
    Adoro viajar de comboio.
    Gostei de te ler.
    um bjo

    E bom S. João a quem o celebrar!

     
  • At 3:10 da tarde, junho 23, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Nem sempre a evolução é boa.

    Eu cá prefiro os brinquedos que não tenham muita coisa digital e telecomandada.

    E também adoro combóios! :D *

     
  • At 3:55 da tarde, junho 23, 2005, Blogger Periférico said…

    Pitucha,

    já tive o "privilégio" de experimentar o Thalys entre Paris e Bruxelas, com Jantar no lugar e tudo (incluído no preço do bilhete)! Pontual e muito confortável!;-)

    Beijos

    Amie,

    e o problema é que esses atrasos são recorrentes :-(

    Beijos

    Caro Piotr,

    obrigado! Esses comboios míticos que falaste fazem sonhar!

    Um abraço

    Angela,

    não diria melhor ;-)

    Beijos

    Mari Heli,

    já vi que tenho que ir pesquisar o arquivo do teu blog ;-) Bom São João para ti!

    Beijos

    Cakau,

    vale-me a memória! E o comboio encaixotado em casa dos meus pais ;-)

    Beijos

     
  • At 4:31 da tarde, junho 23, 2005, Blogger armando s. sousa said…

    Por acaso estive em França esta semana e andei de TGV, entre Lille e Paris. É realmente impressionante andar neste comboio.
    Cuidado com as sardinhas, bom S.João.
    Um abraço

     
  • At 4:55 da tarde, junho 23, 2005, Blogger Humor Negro said…

    Boa intervenção na Razão. Concordo contigo. Relativamente aos comboios tenho uma questão não resolvida: nunca consegui convencer os meus pais a me oferecer um comboio eléctrico. Por causa disso anos mais tarde criei um blog. ;-)
    Um Abraço

     
  • At 6:27 da tarde, junho 24, 2005, Blogger Sara MM said…

    Oi!
    Pois eu bem preferia ter ido a marrocos, sevilha, algarve, odemira e coimbra de comboio.... ontem vi geitos de nao conseguir regressar, de tanto cansaço...
    Nao sou catolica mas agradeço a Deus ter-me deixado chegar viva e inteira....
    E hoje folguei mas ainda tou de rastos....
    Volto mais tarde! Já vi que tens ai mta coisa gira!!!!
    BJs
    sara
    PS- desejosinha de voltar a ter tempo, net e energias para blomigos como tu!!!

     
  • At 11:42 da manhã, junho 29, 2005, Blogger Periférico said…

    Armando,

    espero que o teu S. João também tenha sido bom!;-)

    Um abraço

    Humor Negro,

    Obrigado;-) Pela qualidade da razão se calhar não foi mau não teres tido o comboio eléctrico em pequeno ;-)

    Um abraço

    Sara MM,

    seja bem regressada!

    Beijos

    Manicura,

    o avião pode ser mais rápido, mas o comboio tem mais charme! ;-)

    Beijos

     

Enviar um comentário

<< Home