Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, julho 12, 2005

Desabafo Matemático

Segundo notícia de ontem, 7 em cada 10 alunos que realizaram o exame nacional de matemática do 9º ano tiveram nota negativa (70%)! Mais um indicador preocupante sobre o estado do ensino no nosso País. A solução provavelmente vai ser facilitar o exame do próximo ano. Estou mesmo a ver, baixa-se o nível, corrige-se a estatística e mais uma vez se esconde o problema.

Algo vai mal no ensino em Portugal. Há falta de exigência e de rigor. Devia haver um pacto de regime entre todos os quadrantes políticos, uma real vontade de mudar o estado de coisas que não se vê, nem se sente. Não se exige na escola e depois vai-se exigir na vida activa? Será que não entendem que é logo na educação e formação que começamos a perder a batalha da competitividade?

Urge agir!

(P.S. Desculpem o desabafo)

8 Comentários:

  • At 12:10 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Poor said…

    como já disse aí noutro comentário, o pior é que os alunos não se envergonham destes resultados, eles sabem lá quanto é 70%!:D
    Havemos de chegar ao ponto em que a escola vai voltar a ser só para meia dúzia de empenhados!

     
  • At 12:36 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Sara MM said…

    É incrível... mas o problema começa em casa!
    Os professores têm muita culpa (desculpem...) quando podem partir (nem que seja) do zero! Agora tendo alunos que já de casa trazem um desinteresse brutal, uma falta de respeito por tudo e todos, um desprezo pelos estudos, a falta de noção de que É suposto estudar e ler em vez de ver televisão, etcetc... aí ninguém faz milagres!

    E bem podem fazer o "passa ao outro e nao ao mesmo" que sem dúvida vamos ter uma comunidade cada vez mais burra!!!

    Não há volta a dar-lhe neste século! Tenho quase a ceretza! O que vale é que a internet e etc (aquilo que referes noutros post sobre gerações de hoje) disfarçam a coisa...

    Enfim... no fundo estamos todos "a ver a bola", é o que vale!
    BJs

     
  • At 12:37 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Pitucha said…

    Periférico

    Também fiquei chocada com essa notícia esta manhã! Mas está no l'air du temps presumo! Uma amiga teve cá em casa duas familiares adolescentes (17 anos) por uma semana. A ideia era visitarem Bruxelas. Passaram a maior parte do tempo a navegar na net, a mandar sms para os amigos em Portugal. Francês não sabiam nada, inglês pouco e curiosidade não tinham nenhuma! Folhear um livro é mentira e ouvir um telejornal boring...

     
  • At 1:42 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Ana said…

    concordo contigo... infelizmente o problema nao parece estar a ser resolvido... jokas

     
  • At 5:43 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Freddy said…

    Pitágoras forever...

    Abraço da Zona Franca

     
  • At 10:38 da tarde, julho 12, 2005, Blogger Dra. Laura Alho said…

    Infelizmente sempre foi assim. Lembro-me, já no meu tempo, das coisas funcionarem desta maneira. E duvido que alguém mude isso, apesar de achar tão urgente e importante como tu. Mas que podemos nós fazer?

    Um beijo e boa semana ;) *

     
  • At 9:29 da manhã, julho 13, 2005, Blogger lilla mig said…

    Pois é, tenho a sensação que desde os meus tempos de escola, a coisa tem piorado de forma assustadora... Tem-se cultivado a estupidez das crianças porque, coitadinhas, têm de passar à força, podem ficar traumatizadas... Quando chegam ao 9º ano já estão burrinhas que chegue para ser impossível fazer algo decente daquelas cabeças... Uma tristeza.

     
  • At 12:20 da tarde, julho 15, 2005, Blogger Ana C. said…

    Clap clap clap!
    A escola é a principal culpada, mesmo que em casa não se cultive a sua importância, é a escola que tem de arranjar meios para motivar e interessar os alunos.
    Isto tá péssimo, os putos não se interessam por nada e as pessoas n se interessam pelos putos. Só abrem os olhos quando aparecem estas estatísticas e mesmo assim, põe-se um penso rápido em vez de operar mudanças a sério. Aliás faze-se reformas de 4 em 4 anos...uma reforma na educação para ver se resulta ou para fazer resultar demora cerca de 10/12 anos! É rídiculo o q se está a fazer...não são os miúdos que são burros de certeza! Anda tudo perdido no meio desta caldeirada...

    Desculpa lá o desabafo mas isto é a minha área...não resisto a dizer qqc!

    beijinhos

    P.S.: tens aki um cantinho interessante!

     

Enviar um comentário

<< Home