Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

O fim de um começo

Ontem, num determinado contexto e para tentar descrever o momento em que nos encontrávamos, alguém usou a expressão: "the end of a beginning".

Acho que quem a proferiu não estava a ser pessimista, queria provavelmente dizer que estávamos no fim de uma primeira fase e não a abortar algo que acabava de começar. Mas, talvez por não ser anglo-saxónico e fleumático, aos meus ouvidos latinos soou-me estranho.

É quase como dizer que a garrafa está meia vazia quando de facto está meia cheia. Ou de inverter essa frase batida e optimista: Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida, para: Hoje é menos um dia da vida que te resta.

Se calhar é por estas e por outras das nossas diversidades, que 2008 foi declarado o Ano Europeu do Diálogo Intercultural (AEDI), para incentivar "todos os cidadãos europeus a explorar os benefícios do nosso rico património cultural e a oportunidade de aprendizagem para um melhor conhecimento das diferentes tradições culturais".

Hoje é sexta-feira, quando o dia acabar também estaremos no fim do princípio do mês de Fevereiro, que pelo calendário hoje se inicia. No entanto, sejamos optimistas, que o fim-de-semana ainda nem sequer começou e este é sempre uma boa oportunidade para explorar os benefícios do diálogo intercultural! ;-)

3 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home