Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

terça-feira, junho 13, 2006

Compositor Periférico

A música contemporânea está mais pobre. O compositor György Ligeti, de nacionalidade austríaca mas de origem húngara, morreu ontem aos 83 anos. Ligeti nasceu em 1923, filho de pais húngaros, na Transilvânia, (região magiar tornada romena em 1920), e refugiou-se na Alemanha, após o levantamento popular anticomunista de 1956.

Nunca mais me esqueci do impacto que a sua música teve em mim a primeira vez que a ouvi. Foi em 1999, numa récita memorável da sua ópera “Le grand Macabre” no Teatro Nacional de São Carlos, em que fiquei impressionado pela música e encenação. Foi a primeira ópera contemporânea a que assisti, primeiro estranhei mas depois entranhei, e de tal forma que uns tempos mais tarde acabei mesmo por comprar o CD da versão inglesa.

A partir daí fiquei um curioso da sua música, hoje homenageio-o ouvindo de novo excertos da sua ópera “Le grand Macabre” , com particular relevo para o Car Horn Prelude com que inicia.

3 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home