Surdez selectiva
Ora aqui está um estudo verdadeiramente útil para todos os seres masculinos deste país. Investigadores da Universidade de Sheffield concluíram que o cérebro masculino demora mais tempo a processar a voz feminina do que a de pessoas do mesmo sexo. Esta conclusão permite uma justificação plausível e científica da próxima vez que selectivamente fizermos ouvidos moucos a algo que a nossa parceira nos diga:“Querida não foi por indelicadeza mas existe uma razão neurológica que me impede de te escutar devidamente.”
Até já imagino a resposta. Se for aqui no norte será qualquer coisa como:
“O quê?”
Segundo o mesmo estudo a voz feminina é muito mais complexa que a masculina, obrigando a um maior esforço e atenção por parte dos homens para a decifrar. Em estudos anteriores já se tinha demonstrado que as mulheres usam os dois lados do cérebro na audição enquanto os homens apenas utilizam o lado esquerdo. Ora como os homens só empregam um dos lados do seu cérebro na audição torna-se muito mais cansativo para eles decifrar a complexa voz das mulheres.
Não é por má vontade que não vos escutamos, existe uma explicação científica. Da próxima vez que nos mandarem lavar loiça, levantar a mesa, aspirar a casa ou por o lixo no contentor sejam condescendentes connosco, uma vez que certamente o nosso cérebro masculino irá decifrar muito lentamente essa informação! Está na nossa natureza.(P.S. Este texto foi inspirado por um artigo da revista Sábado do passado dia 9.09.2005 que recebi por e-mail. Clicar na foto para ver artigo na íntegra.)




Em tempos escrevi sobre o problema da 









