Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Courrier Internacional

Há quase três anos, em Abril de 2005, uma publicação que dá pelo nome de Courrier Internacional passou a contar com uma edição portuguesa. Já era cliente ocasional da versão francesa, que aqui por terras belgas ainda casualmente compro, por isso escrevi na altura:

Para entender melhor esta aldeia global em que vivemos e ter uma noção dos vários pontos de vista que um mesmo acontecimento pode suscitar nos vários pontos do globo existe agora a versão Portuguesa do Courrier Internacional! Em tempos alguém me sugeriu esta publicação francesa que se revelou uma boa surpresa e se tornou um dos meus pequenos prazeres, pelo que espero francamente que a edição portuguesa tenha sucesso. É um projecto de qualidade que vale a pena saborear! Aqui fica a sugestão, hoje saiu o primeiro número.

Pois bem neste final de Janeiro a versão portuguesa do Courrier, deixou de ser semanal e passou a ser mensal, deixou de ser uma espécie de Jornal colorido para passar a ser Revista, com uma mudança de grafismo a condizer. No meu entender o Courrier está mais bonito e pode ser que esta nova periodicidade me permita digerir melhor todo o seu recheio.

Confesso que na sua versão de hebdomadário os Courriers tinham a tendência de se acumular na mesa-de-cabeceira, por não ter tido tempo durante a semana de ler tudo o que me interessava. Vamos ver se com este formato Revista consigo dar melhor conta do recado e saborear durante um mês a excelência do seu conteúdo.

(Nota: Desejo ao Huckleberry Friend, já que tomei conhecimento através do seu Blog da sua quota-parte de responsabilidade neste projecto, as maiores felicidades e sucesso para esta nova vida, agora em formato de Revista, do Courrier Internacional em Português)

terça-feira, janeiro 29, 2008

LEGOS

A LEGO fez ontem 50 anos e este aniversário trouxe com ele alguma nostalgia dos tempos em que este brinquedo fazia as delícias das minhas brincadeiras e fomentava a minha criatividade. Lembro-me de ter uma espécie de saco de ganga próprio, em que guardava inúmeras peças de todas as cores e feitios, que serviam para dar largas à minha imaginação. Quando comecei achar que já era demasiado crescido, apareceram como novidade os LEGOS técnicos em que descobri as maravilhas das engrenagens e das rodas dentadas. Alguns até tinham um pequeno motor eléctrico para animar essas pequenas obras de engenharia mecânica, que podiam ser, entre outros: Helicópteros, Carros ou Gruas. Digamos que os LEGOS me preencheram agradáveis horas de lazer e me ajudaram a crescer.

Bons tempos, agora sou como uma minúscula peça da LEGO na gigante engrenagem da construção europeia, que tenta, no muito pouco que lhe diz respeito, não emperrar o seu movimento.;-)

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Divisão de Bens

Dois amigos encontram-se depois de muito anos.
- Casei-me, separei-me e já fizemos a partilha dos bens.
- E as crianças?
- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.
- Então ficaram com a mãe?
- Não, ficaram com o nosso advogado.

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Snooker


Provalvemente, jogamos entre as quatro
estações. A bola passeia pelo outono, bate na tabela
do inverno, entra no buraco da primavera, sai
pelo verão. Enquanto te vejo, lembro-me
das formigas na terra nua: como, também elas,
se metiam pelos buracos de setembro, sabendo que não mais
iriam sair. Carregadas de comida, iam prontas
para a fábula. Um excessivo rigor faz-me contá-las: uma
a uma, ficam-me registadas no contador da memória. Tu,
entretanto, vais acertando as bolas. Encosto-me
à parede, e desvio os olhos para o teu rosto
que me espera. Agora, são outras
as estações. Uma após outra, deixo-as para trás,
enquanto a noite cai. Os teus
cabelos roçam-me a memória. Um vento atravessa esta mesa em
que fugimos ao sono, e o jogo recomeça com o triângulo
ao meio.

Nuno Júdice in Cartografia de Emoções, 2001, Publicações Dom Quixote


terça-feira, janeiro 22, 2008

Mulheres Nívea



Sábado à noite, Irish Pub na praça Flagey. Depois de alguns copos e no meio de uma elevada discussão filosófica sobre exemplares de beleza feminina e masculina, um dos marcianos partilhou perante as venusianas presentes o seu fetiche:

"Todos os reclames da Nívea são a minha predilecção"

A seguir indagou aos demais presentes se eram capazes de detectar um padrão, já que as protagonistas destes anúncios são mulheres naturalmente belas, discretas e que fogem à vulgaridade.

E para rematar proferiu o seguinte desejo: "Gostava de conhecer o responsável por esta publicidade ", naturalmente para saber como e onde ele descobre estas belas criaturas do planeta Vénus, que são a sua predilecção.

Ora aqui está uma nobre reflexão que só um sábado à noite e um Irish Pub pode proporcionar: Mulheres Nívea <=> Paradigma de beleza ;-).

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Problemas de Comunicação

É muito comum casais terem problemas de comunicação, porque as mulheres nunca dizem claramente o que querem e os homens não se esforçam para entender.

A história abaixo ilustra bem isso. A mulher, queria um carro desportivo novo, virou-se para o marido e disse:

- Meu amor, o dia do meu aniversário está a chegar. Quero um presente surpresa. Para te ajudar, vou dar uma dica: quero algo que vá de zero a cem em menos de 5 segundos. Pode ser de qualquer cor.

No dia do aniversário ela recebeu uma balança de casa-de-banho novinha, cor-de-rosa.

O marido ainda está desaparecido...

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sábado, janeiro 19, 2008

Wicked Game

(Música ao Sábado: #5 Chris Isaak - Wicked Game 1989)

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Thank God is Friday!

FINISSAGE CLUB LISBOA
Afterparty + expo + ateliers
Vendredi 18.01.2008 21:00
Palais des Beaux-Arts


© Alison Brady

Avec Club Lisboa, le vendredi 18 janvier, il y a de la samba dans l'air pour fêter la fin de nos grandes expositions : Autour du globe (Le Portugal dans le monde aux XVIe et XVIIe siècles) et Le Grand Atelier d'europalia.europa. Inscriptions dès 20 heures et début des activités à 21 heures. Activités ? Des visites guidées nocturnes, bien sûr, mais aussi des ateliers au parfum de l'empire portugais : cours de samba, de fado, de percussions brésiliennes et de capoeira... Et le DJ Rui Da Silva en after-party pour les plus fêtards, avec Red Bull ! Le Hall Horta te donne des ailes…

Já tenho Bilhete! :-)

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Latin Attitude

Inspirado pelo post da Carlota de hoje, resolvi provocar por e-mail duas colegas minhas da zona do Báltico e dizer que de acordo com este mapa elas tinham 50-79% probabilidades de serem loiras.

Uma delas respondeu:

Don't tell us that you are disappointed with us falling into the exception :)

Ao que eu retorqui:

Not at all, just make you both more unique, charming, exquisite and extraordinary!:-)

O meu estilo gongórico valeu-me como resposta:

:) Wow, this Latin attitude is amazing :)!

É por estas e por outras que alguns dos meus amigos dizem que eu sou um cantigas! ;-)

(Ainda bem que não trabalho nos Estados Unidos, onde esta naïf troca de e-mails ainda poderia ser considerada como "sexual harassment")

terça-feira, janeiro 15, 2008

Let's play Darts



Enquanto fazemos zapping, de vez em quando deparamo-nos com novas realidades que até aí desconhecíamos e que não fazíamos mínima ideia que poderiam captar a nossa atenção!

Foi o que me aconteceu na 5ª feira da semana passada enquanto passava por um dos meus canais preferidos, que o meu serviço de cabo aqui em Bruxelas me proporciona: a BBC 2.

Este canal, assim como a BBC One, é pródigo em bons programas e agradáveis surpresas, e por isso acabo por, mais tarde ou mais cedo, para desintoxicar da RTP internacional, lá passar e ver o que está dar.

Neste meu exercício bem masculino de mudar de canal, muitas vezes com um resultado em que só apetece cantar a música do Boss* 57 Channels and nothinh on, fui surpreendido na 5ª feira da semana passada, pelo campeonato do mundo de dardos. Sim leram bem de dardos!

Não fazia ideia que semelhante competição existia e para ser franco fiquei digamos que hipnotizado. Decorria um jogo dos quartos de final masculinos, sim que também há senhoras a competir, e o que vos posso dizer é que esta competição me prendeu.

De tal forma que fixei a hora da final e no passado Domingo, apesar de não estar em minha casa**, assisti a uma emocionante final entre: Mark Webster vs Simon Whitlock, ou como neste desporto todos os jogadores têm alcunhas entre: Webby vs The Wizard of Oz. O resultado final foi de 7-5 e consagrou o esquerdino (vulgo canhoto) Galês Mark Webster como o novo campeão do mundo desta modalidade.


O alvo está dividido em 21 sectores (de 1 a 20 mais o Centro)
Estes sectores também estão divididos em diferentes secções mais ou menos grandes (simples, duplos ou triplos). As secções duplas ou triplas estão normalmente assinaladas a vermelho e verde, as simples a branco e preto.
O centro é dividido em 2 partes (25 e 50 pontos).




É um jogo que além de muita concentração e pontaria, obriga a algum rápido cálculo matemático, já que nesta versão do campeonato do mundo o objectivo é ir descendo de 501, pontuação com que o jogo começa, até 0. No entanto, existem algumas particularidades como a do último dardo que reduz a pontuação a zero ter que acertar obrigatoriamente num sector duplo.

A pontuação máxima numa jogada é de 180, corresponde a acertar três vezes na secção triplo 20, e costuma ser anunciada de forma efusiva pelo árbitro. O jogo perfeito consiste em com nove dardos, ou seja com três jogadas conseguir fazer 501 pontos e reduzir a pontuação a 0.

Enfim é caso para dizer que este desporto periférico me cativou.

Notas:
* Pitucha: Boss é a alcunha do Bruce Springsteen, espero que saibas quem é ;-)
** Obrigado T. por teres sintonizado a BBC 2 em tua casa! ;-)

Anexo:
Site da federação mundial de dardos: http://dartswdf.com/aa_darts/index.html




segunda-feira, janeiro 14, 2008

Muro das Lamentações ...

Em Jerusalém, uma repórter da TV vai ao "Muro das Lamentações" para entrevistar um velho judeu. Chegando ao local, vê que ele está rezando. Depois de uma hora, o ancião pára de rezar e quando se prepara para deixar o local, ela o aborda:
- Bom dia, senhor! Eu sou da TV e queria entrevistá-lo. O senhor é a pessoa mais antiga que vem diariamente rezar aqui no muro. Há quanto tempo o senhor vem aqui para rezar?
- Ahh... Há uns 80 anos - responde o provecto senhor.
- Nossa! 80 anos! E o senhor rezou pedindo o quê, nestes anos todos?
- Rezo pela paz entre judeus, muçulmanos e cristãos, rezo para que o ódio pare e que nossos filhos cresçam juntos em paz e amizade.
- E como o senhor se sente após 80 anos de orações diárias?
- Sinto-me como se estivesse falando com uma parede...

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas:

sábado, janeiro 12, 2008

A Sorta Fairytale



(Música ao Sábado: #4 Tori Amos - A Sorta Fairytale 2002)

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Resoluções para o Ano Novo …

…aos dez dias de 2008 acho que já as quebrei todas, incluindo a de escrever mais no Blog! ;-)

segunda-feira, janeiro 07, 2008

REFLEXÕES PROFUNDAS

- Embebedei-me para te esquecer, mas agora vejo-te a dobrar!

- Um dia estava na minha cama a observar as estrelas quando me perguntei: ONDE ANDA O TECTO ??

- Vou escrever algo profundo: ... SUB-SOLO

- Se és um jovem entre os 16 e os 18...então tens 17!

- Se a montanha vem a ti... corre, porque é um desmoronamento!

- Há duas coisas que odeio: O racismo e os pretos.

- Não existem opiniões estúpidas...mas sim estúpidos que opinam...

- Existem duas palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre.

- Quem ri por último...é retardado.

- Não vejo a hora de me ir embora. (O cego)

- Antes estava indeciso... agora não sei...

- Trabalhar nunca matou ninguém...mas para que arriscar-se?

- Já te disse 100 milhões de vezes que não sou exagerado!

(Parvoíce de 2ª feira recebida por e-mail)

Etiquetas: