Periférico

Um Blog desalinhado, independente e situado à margem do politicamente correcto! O olhar de um Periférico na periferia da Europa.

segunda-feira, maio 30, 2005

No - Nova Ordem

Não se trata de um artigo sobre o Non francês ao tratado constitucional europeu e todas as suas implicações na futura Nova Ordem da União Europeia, nem tão pouco de um manifesto político sobre um novo providencial sistema que substitua a nossa querida democracia, trata-se simplesmente de um artigo sobre o prazer de ver uma banda mítica ao vivo e os efeitos que isso provocou em todas as exterminações nervosas do meu corpo, a sinfonia de um deleite vivido por todos os sentidos.



Valeu a pena ter ido à capital ver os britânicos New Order, quinze músicas absorvidas com a volúpia de quem esperou tantos anos para finalmente os ver ao vivo, experiência quase mística, sensação de pleno equilíbrio e estado zen de felicidade. Devia ter um sorriso parvo estampado no rosto, tal foi o gozo que este concerto me provocou.

O som não estava perfeito, o alinhamento não parecia bem oleado uma vez que havia sempre pelo menos um minuto de pausa entre uma e outra música, uma grande parte do público especialmente o mais jovem devia estar-se a interrogar quem eram aqueles tipos em palco por quem os cotas tanto gritavam, mas acreditem que foi para mim uma experiência sublime! Ouvir o True Faith ao vivo provoca um estado de felicidade perto do absoluto, ouvir o Love Will Tear Us Apart dedicado no fim ao malogrado Ian Curtis, que como muitos morreu cedo demais, com um grito quase de revolta You should be here! Fucking man! é de causar arrepios. O tributo a esse passado ainda como Joy Division tomou forma em mais três canções: Transmission, She’s Lost Control e a mágica e etérea Atmosphere já em encore.

Ainda bem que em 1980 estes rapazes não desistiram de fazer música depois da morte do seu lendário companheiro de viagem Ian Curtis. O legado que nos deixaram, a forma inovadora como quebraram barreiras e revolucionaram a utilização da electrónica são do melhor que a música rotulada de pop nos tem para oferecer!

Aqui fica o alinhamento de uma noite memorável:


1 Love Vigilantes
2 Crystal
3 Regret
4 Hey Now What You Doing
5 Transmission
6 Run Wild
7 Krafty
8 Waiting For The Sirens' Call
9 Bizarre Love Triangle
10 True Faith
11 She's Lost Control
12 Love Will Tear Us Apart
13 Temptation
14 Atmosphere (Encore)
15 Blue Monday (Encore)

Eu vi a luz, e a luz chama-se New Order!

(Desculpem a heresia hedonística;-))!

quarta-feira, maio 25, 2005

De regresso!



Pois é meus amigos, devem estar a pensar que fiquei totalmente obcecado e submergido no Su Doku, que desapareci para sempre no meio dos números! Mas não, quem me dera ter tempo para passatempos, o Periférico, embora sem aviso prévio à sua querida falange de amigos, admiradores e fãs, teve que se deslocar mais uma vez ao centro da Europa por motivos profissionais. Dois dias de produtividade intensa que geraram um calendário ainda mais intenso e abreviado do que inicialmente estava previsto para os tempos que aí se avizinham!

Mas adiante! Ontem depois de uma escala na capital, ao apanhar o voo de ligação para a Invicta sou surpreendido já dentro do avião por uma horda de crianças de vila do conde, que envergavam uma t-shirt a dizer finalistas 4ª ano (vulgo 4ª classe) e que certamente como prémio para o seu sucesso escolar tiveram direito ao seu baptismo de voo!

Bem, pode-se dizer que há muito tempo que já não tinha uma descolagem e aterragem tão emocionantes, não pela falta de perícia do piloto mas pelo entusiasmo e excitação contagiante desta miudagem!!! Foi uma boa forma de regressar à periferia!!! ;-)


P.S. Ainda não tive tempo, nem sei se ainda hoje terei de consultar a blogosfera amiga!

quinta-feira, maio 19, 2005

SU DOKU

Este jogo é fascinante! O jornal Público começou a publicá-lo ontem na sua última página.

Parece que foi inventado nos Estados Unidos nos anos 80, mas foi no Japão que alcançou grande êxito, uma vez que as palavras cruzadas são um passatempo impossível para o alfabeto japonês.



O objectivo é simples: cada pequeno quadrado (3X3), cada fila horizontal e cada fila vertical têm de conter os números de 1 a 9, sem repetição, e cada problema só tem uma solução possível.



Este jogo pode tornar-se um vício e uma obsessão, já foi comparado ao cubo mágico e pelos vistos está a gerar pequenos grupos de fanáticos por todo o mundo. No Reino Unido é um sucesso, começou a ser publicado em Novembro passado no The Times e agora quase todos os jornais britânicos têm problemas de SU DOKU.

Não deixa de ser curioso que na era tecnológica em que vivemos, um passatempo para qual basta uso de papel, caneta e os nossos neurónios esteja a causar tamanha sensação! :-)

Até ontem nunca tinha ouvido falar, mas parece-me um desafio lógico interessante e um passatempo inteligente. Não é preciso cálculos matemáticos, apenas o nosso raciocínio e lógica. Dizem que o tempo de resolução de um problema varia entre 10 a 30 minutos dependendo da nossa habilidade e experiência.

Para quem não tiver paciência e for pessimista ao ponto de querer ver a solução do problema que não está a conseguir resolver antes de morrer, já existem sites que dão a solução para os problemas, basta clicar aqui!

É pena ainda não ter tido tempo e vagar para devidamente o experimentar, mas fiquei curioso e penso que vou ficar cliente deste jogo ;-)!

terça-feira, maio 17, 2005

Cannes, o “azar” de Sophie Marceau

No seu comentário ao meu artigo de ontem a Angela alertou-me para um acontecimento do qual estava à margem, periférico mesmo! ;-)

Pelos vistos a actriz francesa Sophie Marceau causou agitação em Cannes na passada 6ª feira quando pousava para os fotógrafos no tapete vermelho.



Involuntariamente uma das alças do seu vestido deslizou e desnudou um dos seus seios. Os fotógrafos não perderam semelhante oportunidade e dispararam freneticamente registando o acontecimento!



Sophie Marceau, quando se apercebeu graciosamente recuperou a pose, rindo e brincando.





Já imaginaram se fosse nos Estados Unidos? Este acontecimento teria certamente uma reacção mais frenética e furiosa por parte do puritanismo reinante. Imaginem que isto acontecia nos Óscares? A polémica que não daria!

Ainda se lembram das reacções exacerbadas quando a Janet Jackson no final da sua actuação na Super Bowl revelou um dos seus seios?



Felizmente na nossa Europa milenar este acontecimento não passa de um fait divers divertido, em que a protagonista soube reagir com classe e naturalidade.


segunda-feira, maio 16, 2005

Cannes, terra das estrelas

A 58ª edição do Festival de Cinema de Cannes começou na passada Quarta-feira 11 de Maio e irá decorrer até ao próximo Domingo dia 22 de Maio. O presidente do júri este ano é o realizador Emir Kusturica. Segundo os seus responsáveis, esta edição deverá ser marcada pelo grande regresso ao cinema de autor e pela apresentação fora da competição do terceiro episódio da Guerra das Estrelas, de Georges Lucas.



Vem isto a propósito de hoje ser Segunda-feira! Dia dado a crises de humor! Tal como o humor o clima também parece estar dado a oscilações diárias, o dia acordou escuro e chuvoso mas agora na Invicta o Sol brilha e a temperatura é amena. Para amenizar mais um início de semana nada melhor que mergulhar na terra das estrelas, aproveitar ser dia de “preço” especial e ir ao cinema! Alguma sugestão? ;-)

sexta-feira, maio 13, 2005

Pensamento de 6ª feira!



Segundo uma notícia do Diário Digital, um curioso estudo efectuado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa indica que “O Dia da Libertação dos Impostos (DLI)» este ano em Portugal será o dia 15 de Maio, ou seja, este Domingo.

Este curioso indicador (DLI) indica o dia a partir do qual uma pessoa já ganhou o bastante para cumprir com as suas obrigações fiscais, podendo nos restantes dias do ano gastar o seu rendimento em proveito particular.

Penso que na Segunda-feira terei um sorriso aparvalhado estampado no rosto, e que irei sentir um certo alívio, pois a partir desse dia estarei a trabalhar para o meu rendimento próprio e não para pagar as minhas obrigações fiscais!;-)

Penso que vai ser um belo início de semana e sem as habituais crises de humor matinais de Segunda-feira!:-)

quinta-feira, maio 12, 2005

Perdido na tradução?

Já alguma vez usaram a tradução automática Babelfish do Altavista? Por vezes como auxiliar profissional tenho recorrido a esta ferramenta, mas frequentemente os resultados são hilariantes e devem ser filtrados com um espírito crítico e cauteloso.

Senão vejam no que deu a tradução de parte da letra da canção Krafty do último álbum dos New Order:


Krafty

Some people get up at the break of day
Alguns povos levantam-se na ruptura do dia
Gotta go to work before it gets too late

Começou ir trabalhar antes que comece demasiado atrasado
Sitting in a car and driving down the road
Sentar-se em um carro e dirigir abaixo a estrada
That ain't the way it has to be
Aquela não é a maneira que tem que ser

But that's what you do to earn your daily wage
Mas aquele é o que você faz para ganhar a seu salário diário
That's the kind of world that we're living in today

Aquele é o tipo do mundo que nós estamos vivendo em hoje
Isn't where you wanna be
Não é onde você quer ser
And isn't what you wanna do

E não é o que você quer fazer

Just give me one more day (one more day)
Justo dê-me um mais dia (um mais dia)
Give me another night (just another night)
Dê-me uma outra noite (apenas uma outra noite)
I need a second chance (second chance)
Eu necessito uma segunda possibilidade (segunda possibilidade)
This time I'll get it right (This time I'll get it right)
Esta vez eu começá-la-ei direita (esta vez eu a começarei direita)

Para além de algumas partes nesta tradução parecerem ter sotaque brasileiro, gostei especialmente da tradução literal de Just por Justo! Mas nem está mau de todo, até está aproximado, é só alguns retoques e fica perfeito! ;-)

(P.S. Devo estar a ficar cota e revivalista, acho esta nova música dos velhinhos New Order brilhante! Tão revivalista que não resisti à tentação e vou vê-los a Lisboa no dia 28 no Super Bock-Super Rock)

quarta-feira, maio 11, 2005

Inquérito!

Que emoção, pela primeira vez desde que ando nisto dos blogs fui eleito voluntário para responder a um inquérito... ora aqui vai:

QUE FAZES NESTE MOMENTO?

Estava a vaguear pela blogosfera e sou supreendido por uma intimação para responder a este inquérito. Logo neste momento estou a responder a este inquérito! ;-)

PLANOS PARA O FIM DE SEMANA?

Acabar de ler A Noite do Oráculo do Paul Auster, ir ao concerto do Don Byron na Casa da Música no Sábado, almoço no Domingo em São Pedro do Sul em casa de uns amigos ainda mais periféricos! Parece que vou ter um fim-de-semana em cheio! Obrigado por já me porem a pensar no fim-de-semana a meio da semana!

QUE COISAS TE CAUSAM STRESS NESTE MOMENTO?

Estar a perder tempo a responder a este inquérito quando tenho tantas mais coisas para fazer! ;-) E eu bem sei como o tempo foge mesmo de quem não anda a Blogar!;-)

QUE FIZESTE DESDE QUE ACORDASTE?

Fiz a barba, tomei duche, vesti-me, vim para o trabalho, consultei os mails de trabalho, vi se tinha mensagens no Blog, e ao vaguear pela Blogosfera amiga deparei-me com este inquérito para responder!

A QUEM PASSAS ESTE INQUÉRITO FANTÁSTICO?

Tal como quem me passou a SaraMM tenho as minhas dúvidas que seja um inquérito fantástico!! Mas como é a primeira vez que fui solicitado para responder a um inquérito aqui na blogosfera, não quis desapontar quem tão simpaticamente me apresentou como um seu novo blomigo! ;-)

Como vítimas que espero que não levem a mal escolhi:

a amie que tem a sua cota parte de responsabilidade na minha iniciação no mundo dos blogs e dará certamente respostas geniais, pois é sempre brilhante;

a angela porque acho que depois da sessão de Yoga intensiva do fim-de-semana passado ficará zen com esta solicitação e não se irá recusar a responder;

e o armando esse porque tenho curiosidade em saber se irá aceder e no que irá responder neste pequeno inquérito.


Que bela maneira de começar o dia ;-)!

terça-feira, maio 10, 2005

The BEEKEEPER

Este é o album que hoje anda em escuta no meu posto de trabalho tudo em prol da eficiência e da produtividade!



SLEEPS WITH BUTTERFLIES
(Tori Amos)

Airplanes
take you away again
Are you flying
above where we live
Then I look up
a glare in my eyes
Are you having regrets about last night
I’m not but
I like rivers that
rush in
so then I dove in
Is there trouble ahead
for you the acrobat
I won’t push you
unless you have a net

You say the word
you know I will find you
Or if you need some time
I don’t mind
I don’t hold on
to the tail of your kite
I’m not like the girls that you’ve known
But I believe I’m worth coming home to
Kiss away night
This girl only sleeps with Butterflies
with Butterflies
so go on and fly then boy

Balloons
look good from on the ground
I fear with pins and needles around
We may fall then stumble
upon a carousel
It could take us anywhere

I’m not like the girls that you’ve known
But I believe I’m worth coming home to
Kiss away night
This girl only sleeps with Butterflies
with Butterflies
with Butterflies
so go on and fly boy


Ok Tori eu voo, eu voo!!! ;-)

segunda-feira, maio 09, 2005

MONDOVINO



Tal como esbocei na 6ª feira, os meus planos para o fim-de-semana incluíam uma ida ao cinema. Fui ver o Mondovino sem saber o que me esperava tendo sido completamente e positivamente supreendido. Não tinha lido nada, só sabia que andava à volta do vinho, esse néctar dos deuses, pelo título. E que filme!

Com personagens reais que parecem tiradas de um livro, é um daqueles filmes demonstrativos de como por vezes a realidade ultrapassa a ficção.

Ao contrário do estilo de Michael Moore, Jonathan Nossiter dá espaço e liberdade para todos se exprimirem sendo, no entanto, verdade que alguns se enterram com tamanha liberdade.



O contraste entre a visão americana e a europeia, os grandes grupos e os pequenos produtores, o amor ao vinho e o puro interesse económico. Alguns não gostaram do resultado final e parece que o senhor até já recebeu ameaças de morte!!!

No meu entender trata-se de um documentário vivo, bem feito e muito interessante.

Só é pena Portugal, Espanha, Austrália e África do Sul terem ficado de fora da história.

Uma boa sugestão para esta 2ª feira dia de cinema mais barato, são 135 minutos muito saborosos! :-)

Etiquetas:

sexta-feira, maio 06, 2005

Fugas



Quero um livro ler
E mais que um disco ouvir!
Espero um filme ver
E um espectáculo assistir!

O importante é relaxar….
E desligar o interruptor!

Bom fim-de-semana e boas fugas!

quinta-feira, maio 05, 2005

Estudo: Música no local de trabalho aumenta produtividade

Segundo uma notícia de ontem do diário digital um estudo da Logitech (empresa produtora de acessórios multimédia para computadores) conclui que a música no local de trabalho pode ter efeitos benéficos na produtividade!!!

Ora aqui está um estudo interessante que comprova que certos hábitos estão massificados e têm bons resultados! Vamos aos números:

8 em cada 10 europeus ouve música no seu local de trabalho (80%)!

44% destes dizem que esta é uma fonte de inspiração!

24% dos que ouvem música acreditam mesmo que esta contribui para aumentar a produtividade global!

E quanto a géneros musicais, a generalista Pop aparece destacada como fonte de inspiração e eficiência no trabalho, assim a elegeram 62% dos inquiridos.

Fiquei convencido que uma das causas da nossa baixa produtividade deve ser o pessoal ouvir pouca música no local de trabalho. Por isso patrões, directores, empresários deste país toca a por todos os vossos funcionários a ouvir música, e de preferência Pop!!! :-)

Aqui fica a minha sugestão:



Por hoje abandono a música clássica quero aumentar a minha eficiência ;-)

quarta-feira, maio 04, 2005

Febre de Emagrecer



O calor é revelador! Com a chegada do tempo mais quente começa esta obsessão tardia com o físico, esta luta diária com o espelho! Principalmente por parte do sexo feminino já que o sexo masculino é mais de apreciar as vistas e não tem pudor em exibir a sua linda barriga alimentada a cervejolas todo o ano!

Porque é que chegada esta época do ano começam todas as minhas amigas a acharem-se gordas? Não compreendo! Deve haver algo no ar que lhes tolda a visão e ao espelho estão sempre mais largas e adiposas do que aquilo que de facto estão!

E depois vem o pior, pois resolvem perguntam-nos se achamos que estão de facto gordas e se nós dizemos que não com todas as letras replicam que ou não percebemos nada, ou que devemos estar cegos ou que deixa lá de tentar ser simpático e diz a verdade: ESTOU GORDA, NÃO ESTOU?

E é ver os ginásios a encher, tudo a fazer dieta, tudo a besuntar cremes, e para quê? Para se sentirem melhor com elas próprias? Não, para se sentirem melhor com o espelho e para que nas duas semanas que passarem numa praia qualquer não façam má figura!

Quanto a mim vou beber mais um Príncipe geladinho que a minha barriguinha também precisa de cuidados e dos seus pequenos prazeres.

O problema deve ser mesmo do espelho! ;-)

terça-feira, maio 03, 2005

Cinco Judeus

Cinco Judeus revolucionaram o pensamento do mundo

Moisés disse: a Lei é TUDO...
Jesus disse: o Amor é TUDO...
Marx disse: o Capital é TUDO...
Freud disse: o Sexo é TUDO...

... e veio Einstein e disse: TUDO é relativo...



(P.S. Recebida por e-mail mas não resisti a partilhar!)

segunda-feira, maio 02, 2005

Pensamentos de segunda-feira

O trabalho fascina-me... às vezes fico parado a olhar para ele sem conseguir fazer nada!



Bom início de Semana! :-)

Etiquetas: